Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGottardo, Alessandra Finco-
dc.date.accessioned2024-01-10T15:42:44Z-
dc.date.available2024-01-10T15:42:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGOTTARDO, Alessandra Finco. Experimentações, cartografias e acontecimentos: uma pesquisa com crianças na educação infantil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5038-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, como parte de requisitos para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática, sob a orientação da Profª Drª Bianca Santos Chistépt_BR
dc.description.abstractUm preparo no princípio, antes do início. Seria possível? Um preparo, arrumação da mochila viajante, pertences de primeira necessidade e a vontade de percorrer um itinerário, como uma peregrinação, olhares atentos, no silêncio, pensamento embalado pela infância, criança, criança pequena, experiência, os modos de ver, escutar e sentir o mundo das infâncias. Uma caminhada intensa! Os escritos são um convite e uma cartografia singular de uma pesquisadora em sua caminhada, em suas andanças... Na companhia de 19 crianças de 5 anos de uma turma de pré II de um centro de educação infantil, desfrutando, apreciando, escutando, vendo imagens fílmicas e fotográficas sendo produzidas pelas crianças com a utilização de um celular, nos encontros, pousos pelos vários espaços da instituição. A pesquisa experiência se dá nas interações e vivências no cotidiano das crianças, num caminho indicado pelo passo criança, lento, curto, pequeno, suave, próximo, regados por literatos da Filosofia da Diferença, cartografia, pesquisa experiência e a potência da criança, da infância. A caminhada marcada pelos primeiros passos, pousos e grandes encontros em diferentes percursos, trilhas, reentrâncias, fendas, atalhos, estradas largas, abertas, estreitas, íngremes e planícies tranquilas. Como manhãs frescas, brisa revigorante, ar puro, canto dos pássaros, água cristalina, cheiros, muitos cheiros, os mais variados, carregados de lembranças. Imagens, vozes, reações, expressões, falas, gritos, risos, pausas, silêncios e a matemática que acontece, inspiraram e motivaram uma leitura desarmada, sem juízo de valor, de certo e errado, mas de força, potência da infância como lugar de abertura, inventividade, experiências e afetações que provocam um querer compreender um pouco mais sobre a infância e a criança, sobre nós, sobre educação, sobre experiência, sobre uma trajetória cheia de descobrimentos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alessandra Gottardo (alefincogottardo@gmail.com) on 2023-12-20T14:09:44Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ALESSANDRA_FINCO_GOTTARDO_VERSÃO_FINAL_PPGEM.pdf: 5160649 bytes, checksum: 9becad44604416dbf514299296745b84 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-01-10T15:42:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ALESSANDRA_FINCO_GOTTARDO_VERSÃO_FINAL_PPGEM.pdf: 5160649 bytes, checksum: 9becad44604416dbf514299296745b84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-10T15:42:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ALESSANDRA_FINCO_GOTTARDO_VERSÃO_FINAL_PPGEM.pdf: 5160649 bytes, checksum: 9becad44604416dbf514299296745b84 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.titleExperimentações, cartografias e acontecimentos: uma pesquisa com crianças na educação infantilpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Preparation at the beginning, before the start. Is this possible? Preparation, packing of the traveling backpack, essentials belongings and the desire to follow an itinerary, similar to a pilgrimage, attentive silent looks, thoughts enveloped by childhood, child, small child experience, the ways of seeing, listening and feeling the world of childhood. An intense journey! The writings are an invitation and a unique cartography of a researcher on her path, in her wanderings… In the company of 19 5-year-old children from a Pre-II class at an early childhood education center, enjoying, appreciating, listening, seeing film and photographic images being produced by children using a cell phone, during meetups, in various places of institution. Experience research takes place in the interactions and experiences in children’s daily lives, in a path indicated by the child’s steps, slow, short, small, smooth, close, guided by literati of the Philosophy of Difference, cartography, experience research and the power of the child, of infancy. The journey marked by first steps, landings and major encounters on different routes, trails, cycles, crevices, shortcuts, wide, open, narrow, steep roads and peaceful plains. Like fresh mornings, invigorating breeze, fresh air, birdsong, crystal clear water, smells, many smells, the most varied, full of memories. Images, voices, reactions, expressions, speeches, screams, laughter, pauses, silences and the mathematics that happen, inspire and motivate an unarmed reading, without judgment of value, of right and wrong, but of strength, the power of childhood as a place of openness, inventiveness, experiences and affects that provoke a desire to understand a little more about childhood and child, about ourselves, about education, about experience, about a journey full of discoveries.pt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ALESSANDRA_FINCO_GOTTARDO_VERSÃO_FINAL_PPGEM.pdf5,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.