Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5044
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade Filho, Antonio José-
dc.date.accessioned2024-01-11T15:08:49Z-
dc.date.available2024-01-11T15:08:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE FILHO, Antônio José. A história da física como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino de termodinâmica na educação básica. 2023. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5044-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Física, sob orientação do Prof. Dr. Robinson Viana Figueroa Cadillo.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Física na educação básica, por muitas décadas teve como metodologia predominante a memorização de fórmulas matemáticas e repetição mecânica dos conteúdos expostos pelo professor em aula, quase sempre sem nenhuma ênfase aos conceitos e exemplificações do que se vivencia cotidianamente. Tais abordagens, as quais são denominadas aulas tradicionais, podem ter conduzido, por muitas décadas, à desmotivação da maioria dos alunos não apenas durante as aulas, como também deve ter levado ao desinteresse pelo prosseguimento dos estudos relacionados às ciências da natureza. Para que esse quadro de desmotivação e desestímulo dos alunos seja superado, dentre outras estratégias, alguns autores aqui citados, consideram essencial que os contextos histórico e social sejam conectados aos temas abordados, de modo que as aulas deixem de ser entediantes, desprovidas de sentido e que possam adquirir vínculos ao que se vivencia cotidianamente. Felizmente alguns professores estão mudando suas concepções e implementando novas estratégias que possam proporcionar aos alunos maior interesse pelos temas abordados em sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho propõe, com base em pesquisa bibliográfica, alternativa de se utilizar a história da física como ferramenta pedagógica de modo que auxilie no ensino de termodinâmica para estudantes do segundo ano do ensino médio. Espera-se que a aglutinação de pontos de vista de diversos autores sobre a inserção de história da física na educação básica possa contribuir como mais uma ferramenta a ser adotada pelos professores de Física na busca por melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-01-11T15:08:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_Antonio_Andrade.pdf: 1260996 bytes, checksum: 21e16d7fc263fb35149e6f1079a948e6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-01-11T15:08:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Antonio_Andrade.pdf: 1260996 bytes, checksum: 21e16d7fc263fb35149e6f1079a948e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-11T15:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Antonio_Andrade.pdf: 1260996 bytes, checksum: 21e16d7fc263fb35149e6f1079a948e6 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectHistória da Físicapt_BR
dc.titleA história da física como instrumento facilitador da aprendizagem no ensino de termodinâmica na educação básicapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The teaching of Physics in basic education, for many decades, had as its predominant methodology the memorization of mathematical formulas and mechanical repetition of the contents exposed by the teacher in class, almost always without any emphasis on the concepts and exemplifications of what is experienced on a daily basis. Such approaches, which are called traditional classes, may have led, for many decades, to the lack of motivation of the majority of students not only during classes, but also may have led to a lack of interest in pursuing studies related to natural sciences. In order for this situation of student demotivation and discouragement to be overcome, among other strategies, some authors cited here consider it essential that the historical and social contexts are connected to the topics covered, so that classes stop being boring, devoid of meaning and that can acquire links to what is experienced on a daily basis. Fortunately, some teachers are changing their conceptions and implementing new strategies that can provide students with greater interest in the topics covered in the classroom. In this sense, the present work proposes, based on bibliographical research, an alternative to using the history of physics as a pedagogical tool in order to assist in teaching thermodynamics to second -year high school students. It is expected that the aggregation of points of view from different authors on the inclusion of the history of physics in basic education can contribute as another tool to be adopted by Physics teachers in the search for better results in the teaching and learning process.pt_BR
Appears in Collections:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Antonio_Andrade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.