Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJovino, Judite Lourenço-
dc.date.accessioned2016-04-01T14:31:18Z-
dc.date.available2016-04-01T14:31:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationJOVINO, Judite L. Mal estar docente: ser/estar professor, sonho ou pesadelo?. 2015, 75f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/504-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia; como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora Prof.ª Me Maria Auxiliadora Máximo.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo monográfico teve como objetivo mapear identificar e compreender os possíveis pontos de influencia do Mal Estar Docente Ser/Estar Professor Sonho ou Pesadelo? Através de revisão bibliografia e pesquisa de campo. Dentre eles lamentações e inquietações do professorado devido à baixa valorização que a profissão vem sofrendo. O interesse pelo tema surgiu durante o estágio supervisionado I, disciplina encontrada no 5° período de pedagogia no qual me levou a ter contato com equipes docentes. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal que compõe o núcleo urbano de Ariquemes (RO). Foi coletado respostas de 10 docentes dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Assim, o referencial teórico desta monografia contará com contribuições e reflexões nos conceitos de Mal estar Docente de Nóvoa (1991, 1992a, 1992b, 1995, 2000, 2001); Tardif & Lessard, (2002, 2007, 2013), Aranha (1996). Na arqueogenealogia como ferramenta investigativa, nos conceitos de biopoder e biopolitica encontrada, sobretudo nas obras de Michel Foucault (1985, 2005; 2006; 2007, 1999, 2008, 2013) e outros. Foi uma experiência de grande valia para minha futura prática educacional. A pesquisa demonstrou através das escavações, feitas com as entrevistas, e confirmam-se resultados relevantes que, a prática docente é realizada com muitos desafios diários para os profissionais. Concluo que na contextualidade da profissão existe sim um mal estar docente, que deve ser resolvido de forma coletiva, (Estado e Categoria).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-03-24T18:17:35Z No. of bitstreams: 1 JOVINO, Judite L..pdf: 521575 bytes, checksum: 4a94e981edaa6cd2d72a8648f6863cb5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-04-01T14:29:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOVINO, Judite L..pdf: 521575 bytes, checksum: 4a94e981edaa6cd2d72a8648f6863cb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-01T14:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOVINO, Judite L..pdf: 521575 bytes, checksum: 4a94e981edaa6cd2d72a8648f6863cb5 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMal estar docentept_BR
dc.subjectSonho ou Pesadelopt_BR
dc.subjectArqueogenealogia – docênciapt_BR
dc.titleMal estar docente: ser/estar professor, sonho ou pesadelo?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOVINO, Judite L..pdfLeitura de dados509,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.