Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5054
Título: Representação identitária e cultural na comunidade indígena do subgrupo Oro Nao' Laje Velho - Guajará-Mirim/RO
Autor(es): Costa, Sâmela Fernandes da
Palavras-chave: Narrativas indígenas
Oro Nao’
Identidade
Cultura
Representação
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Sâmela Fernandes da. Representação identitária e cultural na comunidade indígena do subgrupo Oro Nao' Laje Velho - Guajará-Mirim/RO. 2023. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as representações identitária e cultural nas narrativas orais dos indígenas do subgrupo Oro Nao’ que convivem na comunidade do Laje Velho, na Linha 10, do município de Guajará Mirim/Rondônia. Destaca que o subgrupo Oro Nao’ é parte do povo indígena Wari’, que se divide em oitos subgrupos, e a sua família linguística pertencente à Txapakura. Buscou compreender aspectos identitários e culturais que são subjacentes nas narrativas, nas quais se evidencia que os saberes são transmitidos de geração para geração, por meio da oralidade que se encontra no corpus de análise da pesquisa. Dessa forma, esta pesquisa resgastar a história protagonizada por indígenas Oro Nao’, refletir sobre o estado de preservação de suas identidades, assim, valorizando-as para que suas vozes sejam ecoadas, seus direitos permaneçam defendidos e suas narrativas conhecidas através de registros. Ao desenvolver o estudo, usa um caminho metodológico, uma combinação de tipos investigativos entre os quais sobressaem a pesquisa bibliográfica e etnolinguística, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. A escolha de conjunto de técnicas consistiu na entrevista semi-estruturada e gravação. A pesquisa obteve como sustentação escolheu os pressupostos teóricos dos estudos narratológicos de Vasina (1982), Bruner (1990), de principalmente, o autor Ferreira Netto (2008); para destacar os aspectos identitários embasadas em autores indígenas e não indígenas, tratamos a partir de Krenak (1989), de Bhabha (1998) e de Hall (2014); sobre os aspectos culturais, os aportes de Eagleton (2003), de Laraia (2011), de Munduruku (2012, 2016); e, por fim, para compreender sobre povo Wari’, ressaltando a trajetória do subgrupo Oro Nao’, nos seguintes teóricos: Vilaça (1992, 1958) e Mason (1977). Como resultado, a partir das narrativas apresentadas, revelam-se marcas de identidade linguística e cultura que são formas na qual representam um lugar de pertencimento e expressam, também, elementos do processo de colonização no qual foram submetidos a confrontos e deslocamentos de território, processo que engendra apagamento de alguns dos seus traços culturais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5054
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-mesclado.pdfREPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA E CULTURAL NA COMUNIDADE INDÍGENA DO POVO ORO NAO’ - LAJE VELHO – GUAJARÁ-MIRIM/RO2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.