Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/506
Título: A cadeia produtiva da soja na fronteira agrícola Oeste: O caso da Fazenda Tucano no município de Vilhena - RO.
Autor(es): Oliveira Júnior, Adelmo Pedro de
Palavras-chave: Cadeia produtiva
Soja
Fronteira agrícola oeste
Data do documento: 2013
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. A cadeia produtiva da soja na fronteira agrícola Oeste: O caso da Fazenda Tucano no município de Vilhena - RO. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2013.
Resumo: Este trabalho descreve a Cadeia Produtiva da Soja na Fronteira Agrícola Oeste do Brasil utilizado a estrutura do Sistema Agroindustrial (SAG) no modelo desenvolvido por Zylbersztajn, Lazzarini e Machado Filho (1999). Através de estudo de caso, no período de abril a julho de 2013, pesquisou-se a Fazenda Tucano, localizada no município de Vilhena no estado de Rondônia, onde as atividades foram desenvolvidas utilizando como referencial teórico os conceitos de Agronegócio, Analyse de Filière Agrícole, Sistemas Agroindustriais (SAG's), Economia dos Custos de Transação (ECT), Governança em Cadeias Produtivas e Sistemas de Produção. Analisando a Fazenda Tucano como segmento da cadeia e suas relações com os outros segmentos, foi traçado seu perfil estudando a sua trajetória, sua gestão do negócio quanto a insumos, preparação do solo, plantio, pulverização, colheita, transporte, custos e comercialização de sua produção de soja. A investigação deste estudo foi proporcionada pelo método indutivo, tendo como paradigma teórico o estruturalismo. Os dados primários foram coletados por observação direta e entrevistas não estruturada com o proprietário da Fazenda Tucano, seus fornecedores e os administradores das tradings compradoras de sua produção. Os dados secundários foram coletados em bancos de dados de artigos científicos, banco de dados de instituições como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), entre outros, bem como notícias pela internet sobre o agronegócio da região de Vilhena - RO. Aflorou da pesquisa a constatação de que a Fazenda Tucano utiliza as mais recentes inovações tecnológicas, o que lhe garante alta produtividade e eficiência na produção de soja. O principal resultado deste estudo foi a constatação de que as tradings Cargill e Amaggi comandam a Cadeia Produtiva da Soja na Fronteira Agrícola Oeste do Brasil em sinergia com os produtores de soja da região.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/506
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adelmo P. O. Júnior_A cadeia produtiva da soja.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.