Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKawano, Yugo Lemos-
dc.date.accessioned2024-02-08T16:33:46Z-
dc.date.available2024-02-08T16:33:46Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationKAWANO, Yugo Lemos. Mecânica e o futebol: Possibilidades no Ensino de Física. 2023. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5076-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Silva Leite.pt_BR
dc.description.abstractEm síntese, o estudo explorou as questões relativas às estratégias pedagógicas e aos conteúdos a serem abordados na sala de aula por professores de física, no contexto do processo de ensinoaprendizagem envolvendo tanto os educadores quanto os alunos nas aulas de Física. Destacase a percepção de que os alunos consideram a disciplina de Física complexa e de difícil compreensão, levando-os a não gostarem da matéria desde cedo. A pesquisa propôs o uso de materiais interdisciplinares que relacionem a Física com práticas esportivas, como o futebol, visando tornar os conceitos de mecânica básica, mais compreensíveis e atrativos. Os objetivos do trabalho incluíram avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre mecânica, explorar os fenômenos da mecânica clássica no futebol, desenvolver um caderno pedagógico interdisciplinar que relacione a prática do futebol com os conceitos da Física e verificar a assimilação desses conceitos por meio de atividades de produção de texto e debates. A pesquisa ocorreu no Colégio Uneouro em Ouro Preto do Oeste, Rondônia, Brasil, com alunos do ensino médio. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, aplicando um produto educacional interdisciplinar que relaciona mecânica clássica e futebol. O estudo foi classificado como pesquisa-ação participante, envolvendo a análise dos desafios da aprendizagem. Os resultados mostraram que a sequência didática proposta resultou em um aumento significativo do interesse e engajamento dos alunos nas aulas de Física. Os discentes apresentaram maior participação e interação nas aulas, além do que os recursos diversificados, como textos, imagens, vídeos e simuladores, contribuíram para uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Considera-se que a abordagem pedagógica, participativa e colaborativa, promoveu uma construção ativa do conhecimento. Os resultados indicam que a sequência didática pode ser uma ferramenta eficaz no ensino de Física, proporcionando uma aprendizagem significativa. A contextualização dos conceitos físicos e sua relação com situações cotidianas facilitaram a compreensão dos alunos. No entanto, ressalta-se que a aplicação da mesma requer uma preparação cuidadosa por parte dos professores, considerando o perfil dos estudantes e adaptando os recursos e abordagens. Assim sendo, o estudo indicou que a sequência didática proposta pode contribuir significativamente para o ensino de Física.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Yugo Kawano (yugokawano@hotmail.com) on 2024-02-06T21:58:17Z No. of bitstreams: 2 Dissertação final YUGO com ficha catalográfica 12-12-23.pdf: 5910347 bytes, checksum: f129101ccb44f32ed3b9981041058a48 (MD5) Produto Educacional - Yugo Lemos Kawano - 22-11-2023.pdf: 2181019 bytes, checksum: d544521557356a2d6deeb7786980e91f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-02-08T16:33:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação final YUGO com ficha catalográfica 12-12-23.pdf: 5910347 bytes, checksum: f129101ccb44f32ed3b9981041058a48 (MD5) Produto Educacional - Yugo Lemos Kawano - 22-11-2023.pdf: 2181019 bytes, checksum: d544521557356a2d6deeb7786980e91f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-08T16:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação final YUGO com ficha catalográfica 12-12-23.pdf: 5910347 bytes, checksum: f129101ccb44f32ed3b9981041058a48 (MD5) Produto Educacional - Yugo Lemos Kawano - 22-11-2023.pdf: 2181019 bytes, checksum: d544521557356a2d6deeb7786980e91f (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectProdutopt_BR
dc.titleMecânica e o futebol: Possibilidades no Ensino de Físicapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2In summary, the research explored matters related to pedagogical strategies and the topics addressed by physics teachers in the context of the teaching-learning process involving both educators and students in Physics classes. Of note is the perception that students consider the discipline of physics to be complex and difficult to comprehend, leading them to dislike the subject from an early age. The research proposed the use of interdisciplinary materials that relate physics to sports practices, such as soccer, aiming to make the concepts of basic mechanics more understandable and engaging. The objectives of the work included assessing students' prior knowledge of mechanics, exploring classical mechanics phenomena in soccer, developing an interdisciplinary pedagogical handbook that relates to soccer practice, and verifying the assimilation of concepts through text production activities and debates. The research took place at Uneouro School in Ouro Preto do Oeste, Rondônia, Brazil, with high school students. A qualitative approach was used, applying an interdisciplinary educational product that relates classical mechanics and soccer. The study was classified as participatory action research, involving the analysis of learning challenges. The results showed that the proposed didactic sequence resulted in a significant increase in students' interest and engagement in physics classes. The students exhibited greater participation and interaction in the lessons, and the diversified resources such as texts, images, videos, and simulators contributed to a more dynamic and interactive learning experience. It is considered that the pedagogical, participatory, and collaborative approach promoted active knowledge construction. The data indicate that the didactic sequence can be an effective tool in physics education, providing meaningful learning. The contextualization of physical concepts and their relation to everyday situations facilitated student understanding. However, it is emphasized that the implementation of the same requires careful preparation on the part of teachers, considering the students' profile and adapting resources and approaches. Therefore, the study indicated that the proposed didactic sequence can contribute significantly to physics education.pt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final YUGO com ficha catalográfica 12-12-23.pdf5,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto Educacional - Yugo Lemos Kawano - 22-11-2023.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.