Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5079
Título: Caracterização das notificações de segurança do paciente no estado de Rondônia
Autor(es): Ferreira, Isabela Pimentel
Palavras-chave: Segurança do paciente
Sistemas de informação em saúde
Qualidade da assistência à saúde
Data do documento: 2024
Citação: FERREIRA, Isabela Pimentel. Caracterização das notificações de segurança do paciente no estado de Rondônia. 2024. 45 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar a ocorrência dos eventos adversos no estado de Rondôniado ano de 2014 a 2022. Foi realizado estudo retrospectivo com análise de dados sobre os eventos adversos notificados no Sistema da Vigilância Sanitária. Foram coletadas todas as informações sobre os eventos adversos no sistema no período de 2014 a 2022. Foram analisadas 11.523 notificações de incidentes e eventos adversos coletados do NOTIVISA. Não foram estabelecidos critérios de exclusão; assim, todos os incidentes notificados no período do estudo foram incluídos na análise. A análise foi conduzida através da utilização de frequência absoluta e relativa para todas as variáveis. Além disso, o teste T de Student foi empregado para verificar a diferença no número de notificações entre os anos. As análises dos dados foram realizadas com o suporte do pacote estatístico Stata® 16.0. Os resultados demonstram em números absolutos que a cada ano houve um aumento no número de notificações. Por outro lado, observou-se uma diminuição nas notificações de incidentes a partir de 2018, seguida por um aumento a partir do ano de 2020. Houve uma quantidade significativa de eventos adversos notificados em hospitais públicos da capital. Tais incidentes ocorreram principalmente em pacientes do sexo masculino, com idades variando entre 18 a 65 anos. A maioria dos eventos ocorreu durante a prestação de cuidados, especificamente na fase de tratamento. Este estudo sugere o fortalecimento da cultura de segurança e o processo de notificação como elementos essenciais que devem ser fomentados entre os profissionais, evitando a culpabilização individual e punitiva. Por outro lado, é de extrema importância disseminar as informações obtidas por meio do NOTIVISA, através de discussões e textos informativos, bem como promover a educação continuada dos profissionais de saúde.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5079
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Final - Enf - Isabela Pimentel Ferreira.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.