Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5082
Título: Estimador de Kaplan-Meier aplicado ao tempo de vendas em loteamentos residenciais do estado de Rondônia
Autor(es): Cardoso, Vanessa Pereira Nunes
Palavras-chave: Loteamento
Análise de Sobrevivência
Kaplan-Meier
Log-rank
Data do documento: 2023
Citação: CARDOSO, Vanessa Pereira Nunes. Estimador de Kaplan-Meier aplicado ao tempo de vendas em loteamentos residenciais do estado de Rondônia. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: O mercado imobiliário tem uma grande participação na economia trazendo mudanças no ambiente urbano, mobilidade social, construção civil e oportunidades de investimentos. Com o ensejo de conhecer e melhorar a compreensão de uma parte do mercado imobiliário, e contribuindo para tomada de decisão, o escopo do presente trabalho buscou estudar o tempo até a ocorrência do evento no qual foi denotado como a concretização (liquidação) de lotes comercializados em distintas cidades do estado de Rondônia, por meio da técnica de Análise de Sobrevivência. Foram examinados 1.830 cadastros de clientes, os dados referem-se a lotes que foram comercializados para clientes que optaram por meio de parcelamento do bem imóvel. Após realizar uma análise univariada das variáveis presentes na amostra, estimou-se à curva de sobrevivência por meio do estimador não paramétrico de Kaplan-Meier, diante disso, comparou-se as curvas de sobrevida de cada empreendimento em cidades distintas, por meio do teste de logrank , que apresentaram ajustes satisfatórios na escolha do melhor município para realizar investimentos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Estatística, sob orientação do professor Dr. Nerio Aparecido Cardoso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5082
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VANESSA_P_NUNES_CARDOSO.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.