Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5085
Título: Análise de linguagem e uma interpretação de argumentos: comentários de postagens em mídias sociais
Autor(es): Pinto, Livía Samila de Oliveira
Palavras-chave: Postagens públicas
Fake news
Análise
Análise
Cultura
Data do documento: 2023
Citação: PINTO, Livía Samila de Oliveira. Análise de linguagem e uma interpretação de argumentos: comentários de postagens em mídias sociais. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa realiza uma análise de linguagem e uma interpretação de argumentos pesquisados em postagens públicas, recolhidas em mídias sociais a partir de projetos de pesquisa. Objetiva-se analisar, comentar e interpretar a linguagem de argumentos de postagens em mídias sociais pelo método hipotético-dedutivo, com aplicação de parâmetros da Filologia Política, de corte culturalista e interdisciplinar, segundo proposto por Rocha (2013). O advento das mídias digitais e a utilização em massa das redes sociais foi fruto cronológico da virada do século e determinado tecnologicamente durante a primeira década do milênio. A mistura entre a tecnologia e as eleições foi decisiva para a ampliação da difusão de postagens que trouxeram um aumento de (des)informação, principalmente no espaço político, com o crescimento das chamadas fake news. O estudo de postagens e das suas (des)informações demonstra que os discursos passaram a conter itens argumentativos de convencimento e de persuasão ao ponto de inverdades serem acreditadas como verdades absolutas. Além da difusão de notícias falsas, notou-se, ainda, o incremento de discursos de ódio, compartilhados por pessoas que passam a crer que ostentam uma visibilização de haver postura crítica rigorosa e consciente nessa atitude. Diante deste cenário, por meio de uma perspectiva política e cultural, propõe-se destacar a necessidade de centralizar o estudo no campo das Letras. A discussão sobre as notícias falsas alcança não apenas a dúvida sobre a veracidade das informações compartilhadas, mas favorece uma reflexão sobre o imperativo formal de estabelecer outros parâmetros de comportamento nas redes sociais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5085
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lívia dissertação final.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.