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Título: Colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter Suruí
Autor(es): Suruí, Mopidaor
Palavras-chave: Colonialidade
Etnomatemática
Educação Escolar Indígena
Paiter Suruí
Data do documento: 2023
Citação: SURUÍ, Mopidaor. Colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter Suruí. 2023. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de investigação os efeitos do colonialismo na determinação do conjunto de saberes matemáticos que se fazem presentes no currículo das escolas situadas na Terra Indigena Sete de Setembro, do povo indígena Paiter Suruí, situada sobre a divisa entre Rondônia é Mato Grosso, Nesse sentido, o tema de pesquisa é a colonialidade do saber, com foco na colonialidade do saber matemático no curriculo de escolas do povo indigena Paiter Suruí. O povo Paiter Suruí tem uma organização clânica, fala uma língua do tronco Tupi. da familia Mondé, e estabelecen contato contínuo com a sociedade não indígena a partir do ano de 1969, No plano educacional, a inserção de escolas nas aldeias a partir dos anos 1980 desencadeou a difusão sistemática de saberes ocidentais entre os Paiter Surui, A formação de professores em cursos de magistério (Projeto Açai, a partir de 2000) ¢ de licenciatura intercultural (a partir de 2009) Pproporcionou condições para uma concepção critica das especificidades curriculares que devem caracterizar à educação escolar indígena, em superação ao caráter integracionista e colonialista que historicamente marcaram a educação escolar para povos indigenas no Brasil, É nesse contexto que se estabelece nessa pesquisa o seguinte problema de investigação; Como a colonialidade do saber matemático se impde no atual currículo para as escolas do povo indigena Paiter Suruí? Para construir uma resposta a este problema, foram utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como à colonialidade do saber matemático está presente no atual currículo de escolas do povo indigena Paiter Suruí. Para atingir o objetivo geral. foram catalogados os saberes matemáticos presentes no atual curriculo das escolas do povo indígena Paiter Suruí, a partir da análise de diários de classe de matematica. com recorte para turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental do ano de 2019. Também foi realizado o mapeamento de saberes matemáticos do povo indigena Paiter Surui em pesquisas académicas já realizadas sobre o tema. A partir de uma análise comparativa, verificaramese diferenças epistêmicas entre o rol de saberes matemáticos do povo indigena Paiter Surui e o catálogo de saberes matemáticos atualmente prescritos no currículo das escolas existentes na Terra Indigena Sete de Setembro. O predominio do saber matemático não-paiter no currículo da escola evidencia marcas da colonialidade do saber matemático no currículo das escolas do povo indigena Paiter Suruí. Os poucos saberes matemáticos Paiter identificados nos diários de classe são decorrentes da presença de um professor do próprio povo em sala de aula, e não como resultado de um diálogo intercultural existente no currículo prescritivo do sistema educacional, Isso mostra a importância da figura do professor indígena e da formação intercultural de professores indígenas para o enfrentamento para a superação dos efeitos da colonialidade do saber matemático na atual educação escolar do povo Paiter Suruí.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia- UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5095
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