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dc.contributor.authorCamanho, Marcia Regina de Souza-
dc.date.accessioned2024-02-27T14:40:12Z-
dc.date.available2024-02-27T14:40:12Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAMANHO, Marcia Regina de Souza. Polêmica interdiscursiva em comentários sobre o incentivo público à pesquisa: a questão das bolsas de estudo em páginas do facebook. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5103-
dc.description.abstractOs anúncios das portarias n° 18 e n° 20, de 20 de fevereiro, n° 21, de 26 de fevereiro, e n° 34, de 09 de março, todas do ano de 2020, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES, que culminaram no processo de remodelação de concessão de bolsas de estudos, fez eclodir no Brasil, já polarizado politicamente, um embate: uns defendiam o processo, enquanto outros criticavam, com a alegação de que recursos seriam cortados. Esta dissertação identifica e descreve, em comentários de notícias veiculadas em páginas do Facebook, quatro posicionamentos: favorável à remodelação das bolsas; contrário à remodelação das bolsas; compreensivo à necessidade da remodelação das bolsas; e sem clareza quanto à necessidade da remodelação das bolsas; para analisar, em um momento posterior, a polêmica interdiscursiva entre formações discursivas(FDs)no campo das políticas públicas –a FD1, favorável ao governo do presidente Jair Bolsonaro, e a FD2, contrária ao governo–, sob a ótica da Análise do Discurso, fundamentando-se principalmente nos pressupostos teóricos de Dominique Maingueneau (2008), e tendo como base teórica complementar os estudos, de Marie-Anne Paveau (2021) acerca da web 2.0 e do discurso digital. O estudo visou observar as relações de sentido que podem apontar para a polêmica em funcionamento entre as duas formações discursivas. Com fundamento teórico e metodológico na noção de semântica global, proposta por Maingueneau (2008), foram realizadas análises a partir das regularidades linguísticas (e seus efeitos de sentido no discurso), do estatuto do enunciador e do destinatário (como o enunciador de cada FD atribui a si um lugar e como compreende o seu destinatário), do modo de enunciação (como a rede social possibilita que o tom dos enunciadores das FDs seja similar em alguns aspectos), do modo de coesão e da intertextualidade. Quanto ao corpus, a investigação se desenvolveu a partir de prints dos comentários com comentários respostas nas postagens de matérias de jornais das páginas do Facebook: G1, Carta Capital, Portal R7,Estadão e UOL, além da página CAPES_Oficial. O período recortado foi do dia 20/02/2020 até o dia 05/04/2020 e as postagens selecionadas foram as que continham comentários com respostas sobre a remodelação de concessão de bolsas de estudos após os anúncios das portarias da CAPES. O fato de os sujeitos, no ambiente digital, se colocarem na posição de cidadãos, como enunciadores que têm voz no debate público e que atuam mesmo que indiretamente nas decisões dos governantes, possibilita identificarmos a interincompreensão que emerge no embate entre as FDs através das suas regularidades enunciativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcia Camanho (marcia_camanho@hotmail.com) on 2024-02-26T20:48:04Z No. of bitstreams: 1 Marcia Regina de Souza Camanho_Dissertação.pdf: 10774907 bytes, checksum: 6f4c11ca05e44fb688910328d6f09229 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-02-27T14:40:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Marcia Regina de Souza Camanho_Dissertação.pdf: 10774907 bytes, checksum: 6f4c11ca05e44fb688910328d6f09229 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-27T14:40:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Regina de Souza Camanho_Dissertação.pdf: 10774907 bytes, checksum: 6f4c11ca05e44fb688910328d6f09229 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPolêmica Interdiscursivapt_BR
dc.subjectDiscurso digitalpt_BR
dc.subjectCAPESpt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.titlePolêmica interdiscursiva em comentários sobre o incentivo público à pesquisa: a questão das bolsas de estudo em páginas do facebookpt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The announcements of decrees nº 18 and nº 20 on February 20, nº 21 on February 26, and nº 34 on March 9, all from the year 2020, by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that culminated in the process of remodeling the grant of scholarships, provided a debate in Brazil, which was already politically polarized: on one side, some defended the process, while on the other side, there were criticisms, with the argument that the resources would be cut. This dissertation identify and describe, in comments on news published on Facebook pages, four stances: those in favor of the scholarship remodeling, those against the remodeling of scholarships, those understanding the need for scholarship remodeling, and those without clarity regarding the need for scholarship remodeling. The aim was to analyze, in a second moment, the interdiscursive controversy between two discursive formations (DFs) in the field of public policies – DF1, which supports President Jair Bolsonaro's government, and DF2, which opposes the government. This analysis was conducted from the perspective of Discourse Analysis, primarily based on the theoretical foundations of Dominique Maingueneau (2008) and supplemented with Marie-Anne Paveau's studies (2021) on web 2.0 and digital discourse. The study aimed to observe the possible meaning relationships that could demonstrate the controversy at play between the two discursive formations. With a methodological foundation in the concept of global semantics proposed by Maingueneau (2008), analyses were carried out based on linguistic regularities (and their effects on meaning in discourse), the status of the enunciator and the addressee (how each DF's enunciator assigns a place to themselves and comprehends their addressee), the mode of enunciation (how social media allows the tone of the enunciators of the DFs to be similar in some aspects), cohesion mode and intertextuality. Regarding the corpus, the research was conducted using prints of comments with response comments on posts from the Facebook pages of newspapers such as G1, CartaCapital, Portal R7, Estadão, UOL, and the CAPES Official page. The selected period ranged from February 20, 2020, to April 5, 2020, and the selected posts were those that had comments with responses regarding the remodeling of scholarships after the announcement of decrees by CAPES. The fact that subjects, in the digital environment, position themselves as citizens, as enunciators who have a voice in public debate and indirectly influence government decisions, allows us to identify the mutual incomprehension that arises in the clash between the DFs through their enunciative regularities.pt_BR
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