Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5104
Título: Entre "farpas e confetes": disputas entre Diplomatas do Samba e Pobres do Caiari, nos anos 1970 a 1990, Porto Velho/RO
Autor(es): Silva, Rita Clara Vieira da
Palavras-chave: Carnaval
Porto Velho
Disputa
Amazônia
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Rita Clara Vieira da. Entre "Farpas e confetes": disputas entre Diplomatas do Samba e Pobres do Caiairi, nos anos 1970 a 1990, Porto Velho/RO. 2024. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História da Amazônia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: A cidade de Porto Velho já sediou o melhor carnaval da Região Norte do Brasil, com grandes desfiles de escolas de samba, nas décadas de 1970 a 1990. Duas delas: a Pobres do Caiari e a Diplomatas do Samba, encantaram os carnavais por muitos anos, através de uma disputa carnavalesca que foi muito além daAvenida, estava nas linhas de uma disputa social, econômica e até mesmo política, dentro da própria classe dos trabalhadores, dividida entre os moradores do primeiro bairro planejado do Brasil, o bairro Caiari e os moradores dos bairros oriundos de um outro processo de formação, sem nível superior e sem cargos de alta patente do serviço público, pertencente à Porto Velho que ficou por fora da linha divisória. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa usando embasamentos de Gaskell (2002), com a realização de entrevistas semiestruturadas como aponta Manzini (2004). Para o procedimento de coleta de dados, foram analisados os grupos focais, com personagens reais que viveram e vivenciaram essa disputa entre os dois maiores grupos carnavalescos que o município teve nas últimas décadas do século XX. Além disso, a pesquisa também contempla diversos recortes de jornais de época, que retratavam as disputas carnavalescas em Porto Velho, disponíveis no Centro de Documentação do Estado de Rondônia. Para análise e formulação de dados, utilizamos a historiografia local, extremamente carente de fontes sobre a temática pesquisada. Transformar esse trabalho em um instrumento para que o “povo do samba” possa continuar lutando e reivindicando o seu direito de existir e de trazer a cultura dos desfiles de escolas de samba de volta à avenida e ao calendário cultural carnavalesco de Porto Velho – RO. Por fim, deste processo investigativo científico, ficou evidenciando que a academia da ciência não está de costas para a “academia” do samba (sociedade).
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5104
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Amazônia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO. Rita Clara Veira da Silva.pdfDissertação versão final corrigida com ficha catalográfica4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.