Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5116
Título: Estágios de maturidade em governo digital: uma proposta de modelo de diagnóstico para o estado de Rondônia, Brasil
Autor(es): Garcez, Bárbara Rosas
Palavras-chave: governo digital
transformação digital
e-Governo
governo eletrônico
gestão pública
Data do documento: 2023
Citação: GARCEZ, Bárbara Rosas. Estágios de maturidade em governo digital: uma proposta de modelo de diagnóstico para o estado de Rondônia, Brasil. 2023. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Governos nacionais e regionais têm intensificado as ações de transformação digital de seus processos e serviços, buscando corresponder às crescentes pressões sociais por eficiência, resultados e políticas públicas inclusivas. Surge o problema da mensuração prática dessa evolução, útil para guiar os gestores públicos, técnicos e pesquisadores nesse trajeto, assim auferindo os benefícios prometidos. Diante desse cenário, esta pesquisa se dedica a modelar uma proposta de diagnóstico de maturidade da capacidade em governo digital para o contexto do Governo do Estado de Rondônia, tendo como base conceitual a meta-síntese elaborada por Kawashita, Baptista e Soares (2020) a partir da compilação de conceitos presentes em 11 meta modelos de governo digital. Esse macromodelo identifica sete estágios denominados Apresentação da Informação, Interação, Transação, Integração, Transformação, e-Governança e e-Governança Orientada por Políticas. A pesquisa é de cunho qualitativo e objetiva estruturar um modelo contextualizado para diagnóstico do estágio de maturidade em governo digital, complementado por fontes documentais do Poder Executivo estadual rondoniense, conferindo aplicabilidade ao modelo de Kawashita, Baptista e Soares (2020). Os elementos constituintes do diagnóstico foram coletados e categorizados a partir das referências contidas nas revisões sistemáticas realizadas pelos autores supracitados, com amparo também em Janowski (2015a). Destacam-se como resultados obtidos: (a) Mapeamento de elementos característicos dos estágios de maturidade em governo digital; (b) Identificação de elementos contextualizadores; e (c) Construção de um modelo contextualizado de diagnóstico de maturidade, segundo os elementos identificados. Espera-se contribuir para análises situacionais que subsidiem políticas públicas sobre o tema.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5116
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bárbara Rosas Garcez - Maturidade em Governo Digital - Final_Ficha.pdf7,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.