Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5120
Título: Terminação de bovinos Nelore em sistema intensivo confinado com e sem utilização de anti-helmínticos no período de adaptação
Autor(es): Baia, Adriana da Silva
Palavras-chave: Ganho de carcaça
Produção animal
Verminose
Data do documento: 2023
Citação: BAIA, Adriana da Silva. Terminação de bovinos Nelore em sistema intensivo confinado com e sem utilização de anti-helmínticos no período de adaptação. 2023. 37 f. Monografia (Graduação em Zootecnia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici, 2023.
Resumo: A pecuária brasileira conta com lucros de margem estreita; e com a baixa na valorização da arroba (@) na região, tem admitido cada vez menos possíveis erros. E com isso o uso de fármacos vem sido repensado para redução de custos, assim como os utilizados para o tratamento de verminoses. O experimento foi realizado na região central do estado de Rondônia, na propriedade Fazenda Raisa, utilizando 289 animais, distribuídos em vermifugados e não vermifugado, com idade média de 20 meses, administrou-se um fármaco a base de fluazuron + eprinomectina em 145 animais, e foram observados dados como ganho médio diário (GMD), ganho de carcaça (GDC) e o grau de infestação por nematoides. O presente estudo visou então, demostrar se a utilização de anti-helmínticos traz resultados significativos quando utilizados na fase de terminação de bovinos de corte confinados. Os resultados obtidos indicaram que animais serão abatidos até os 24 meses e receberam tratamento no período de desmame, o tratamento pode se tornar dispensável dependendo do nível de infestação.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5120
Aparece nas coleções:Zootecnia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adriana da Silva Baia.pdf930,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.