Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Álexy Rodrigo Lima da-
dc.date.accessioned2024-03-21T14:31:05Z-
dc.date.available2024-03-21T14:31:05Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Álexy Rodrigo Lima da. Daniel Munduruku: uma análise sobre desenvolvimento da Amazônia em cotejo com o pensamento culturalista de Celso Furtado. 2023. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5133-
dc.description.abstractTrata-se de realizar uma leitura de algumas obras literárias e teóricas de Daniel Munduruku, para detectar posturas presumivelmente coletivas sobre formas diferentes de explicar o que seja desenvolvimento, através da sua base cultural, mítica, teórica, reunindo diversas regiões do Brasil, fazendo do tema a nuclearização desta análise, com especial ênfase na região da amazônica, bem como utilizando a interpretação histórica do autorobjeto, e assim melhor detectar o seu projeto de futuro para levar os povos indígenas a influenciar decisivamente o planejamento econômico-culturalista do País como um todo. Cruza-se essa visão culturalista com a perspectiva econômico-culturalista de Celso Furtado. Os fundamentos metodológicos da dissertação ativaram tanto a visão do economista Celso Furtado, com quem foi traçado um cotejo analítico com o seu pensamento culturalista, tentando entrever aproximações e diferenças entre a sua propostas com a de Daniel Munduruku, ressaltando-se a perspectiva cultural amazônica resultante da leitura dos textos do indígena, que fornece a matriz a esta leitura cultural e política, promovendo com as suas ideias essa abordagem do tema do desenvolvimento, de modo que se veja como nuclearizada a análise econômicocultural de ambos os autores, dando especial ênfase a uma resultante crível para enfrentar o problema da desigualdade do Brasil como um todo. Obtém-se assim como resposta uma interpretação econômico-cultural de obras de Daniel Munduruku, a partir da aplicação do método político-cultural, de autores que se dedicaram a estudos com teorias tanto políticas como históricas ou culturais (Eagleton, Wiliams). A centralização do texto literário como base cultural, antes que das teses de Celso Furtado, utilizou-se da interpretação histórica engajada do autor, objeto da presente pesquisa, e assim obteve-se melhor a detecção do seu projeto de futuro, para levar os povos indígenas a influenciar decisivamente o planejamento econômico-culturalista do País como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Álexy Silva (alexy_rodrigo@hotmail.com) on 2024-03-21T00:23:24Z No. of bitstreams: 1 Álexy Dissertação v.final.pdf: 1833065 bytes, checksum: 969329610c2d33f312f8eed256c33eec (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2024-03-21T14:31:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Álexy Dissertação v.final.pdf: 1833065 bytes, checksum: 969329610c2d33f312f8eed256c33eec (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-21T14:31:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Álexy Dissertação v.final.pdf: 1833065 bytes, checksum: 969329610c2d33f312f8eed256c33eec (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura do Brasilpt_BR
dc.subjectFilologia políticapt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectLiteratura engajadapt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.titleDaniel Munduruku: uma análise sobre desenvolvimento da Amazônia em cotejo com o pensamento culturalista de Celso Furtadopt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Se trata de realizar una lectura de algunas obras literarias y teóricas de Daniel Mundurukú, con el fin de detectar posturas presuntamente colectivas sobre diferentes formas de explicar lo que es el desarrollo, a través de su base cultural, mítica, teórica, acercando diferentes regiones de Brasil, haciendo tema la nuclearización de este análisis, con especial énfasis en la región amazónica, así como utilizar la interpretación histórica del autor-objeto, y así detectar mejor su proyecto futuro de conducir a los pueblos indígenas a incidir decisivamente en la planificación económico-culturalista del País como uno todo. Esta visión culturalista se cruza con la perspectiva económicoculturalista de Celso Furtado. Los fundamentos metodológicos de la disertación activaron tanto la visión del economista Celso Furtado, con quien se trazó una comparación analítica con su pensamiento culturalista, tratando de vislumbrar similitudes y diferencias entre sus propuestas y la de Daniel Mundurukú, enfatizando la perspectiva cultural amazónica resultante desde leyendo los textos de los indígenas, quienes dan la matriz para esta lectura cultural y política, promoviendo con sus ideas este acercamiento al tema del desarrollo, por lo que el análisis económico-cultural de ambos autores se ve como nuclear, dando especial énfasis a un resultado creíble para enfrentar el problema de la desigualdad en Brasil en su conjunto. De esta manera, se obtiene una interpretación económico-cultural de la obra de Daniel Munduruku, a partir de la aplicación del método político-cultural, por parte de autores que se han dedicado a estudios con teorías políticas, históricas o culturales (Eagleton, Wiliams). La centralización del texto literario como base cultural, más que las tesis de Celso Furtado, utilizó la comprometida interpretación histórica del autor, objeto de esta investigación, y así obtuvo una mejor detección de su proyecto futuro, de llevar a los pueblos indígenas a incidir decisivamente en la planificación económico-cultural del país en su conjunto.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Álexy Dissertação v.final.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.