Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5151
Título: Participação das Mulheres no Mercado de Trabalho: uma revisão sistemática sobre a desigualdade econômica e social no Brasil
Autor(es): Mesquita, Alice Fernanda Souza
Palavras-chave: Mulheres
Mercado de Trabalho
Economia
Desigualdade
Data do documento: 2024
Citação: MESQUITA, Alice Fernanda Souza. Participação das Mulheres no Mercado de Trabalho: uma revisão sistemática sobre a desigualdade econômica e social no Brasil. 2024. 36f.: il. Monografia (Graduação), Departamento de Ciências Econômicas, Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise sistemática sobre o papel da mulher e sua participação no mercado de trabalho e descrever a evolução nas últimas décadas, tendo em vista às transformações que ocorreram no universo trabalhista quanto as questões de gênero, as lutas do segmento feminino pela sua inserção, o impacto quanto as discriminações existentes e os preconceitos em relação à mulher, enquanto profissional nos diversos ramos de atuação. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, a partir de consulta a duas bases de dados, na qual foram selecionados artigos científicos, realizada leitura desses artigos e destacado seus principais resultados. Os resultados da pesquisa revelam que, mesmo com o progresso das últimas décadas, ainda existem desigualdades de gênero e raça no contexto do mercado de trabalho brasileiro. As mulheres até hoje continuam a enfrentar obstáculos significativos, tanto para sua inserção no âmbito profissional num patamar de igualdade, quanto para seu avanço, encontrando-se com diferenças salariais, segregação ocupacional e desafios na conciliação entre suas responsabilidades profissionais e domésticas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5151
Aparece nas coleções:Economia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Alice Fernanda Souza Mesquita.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.