Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5154
Título: Conhecimentos e práticas dos profissionais de Unidades Básicas de Saúde do Município de Porto Velho sobre saúde da população LGBTQIAPN+
Autor(es): Cunha, Ana Julia Gomes
Palavras-chave: Pessoas LGBTQIA+
Profissionais de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Equidade em Saúde
Data do documento: 2024
Citação: CUNHA, Ana Julia Gomes
Resumo: Introdução: Historicamente a sexualidade humana sempre foi motivo de muitas discussões, pesquisas, perseguições e abusos. Durante muitos anos, governos e entidades religiosas procuraram controlar e reprimir esse impulso natural e intrínseco do ser humano. Objetivo: Analisar os conhecimentos e as ações relacionadas à saúde da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais, Não-binário e +, na Atenção Primária. Material e método: Estudo descritivo transversal, realizado no período de outubro a novembro de 2023, com profissionais de unidades básicas de saúde, utilizando um instrumento próprio. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: A maioria afirmou saber parcialmente o significado da sigla LGBTQIAPN+ (63,2%), (54,0%) responderam não saber diferenciar os termos “travesti” e “orientação sexual” e “identidade de gênero” (54,0%); (63,2%) não conhecem a política nacional de saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e (89,7%) e (83,9%) afirmaram que não existem ações de saúde específicas para esta comunidade na unidade na qual trabalham. Considerações finais: De modo geral, o não conhecimento dos termos abordados nesta pesquisa demonstra despreparo dos profissionais de saúde de Porto Velho em lidar com pessoas que não estejam no padrão da cisheteronormatividade. Ainda, evidenciam que uma das formas de mudar esse cenário seria por meio da Educação Permanente em Saúde.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5154
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ANA JULIA ENFERMAGEM. finalizado.docx.pdf827,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.