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dc.contributor.authorCordeiro, Nicóle Souza de Paula-
dc.date.accessioned2024-03-28T23:28:42Z-
dc.date.available2024-03-28T23:28:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Nicole Souza de Paula. Atenção psicossocial em uma capital da região norte: avaliação na perspectiva de gestores. 2024. 75f.: Monografia (Graduação em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5166-
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A avaliação de programas, serviços e tecnologias na área da saúde tem sido amplamente enfatizada como uma política governamental. A avaliação dos serviços de saúde mental e o monitoramento dos indicadores de qualidade assistenciais podem desempenhar um papel crucial ao impulsionarem a concepção de estratégias eficazes para o aprimoramento da saúde mental. OBJETIVO: Avaliar a qualidade da assistência nos quatro Centros de Atenção Psicossocial por meio dos domínios estrutura e processo na perspectiva dos gestores das unidades no período de novembro a dezembro de 2023. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de avaliação, de abordagem quantitativa, por meio da avaliação de aspectos da estrutura e processo dos Centros de Atenção Psicossocial que compõem a Rede de Atenção Psicossocial da capital Porto Velho, estado de Rondônia, na região norte do Brasil, com os gestores dos quatro Centros de Atenção Psicossocial da capital. A coleta foi realizada nos meses de novembro a dezembro de 2023. Foi aplicado o Check-List Qualidade da Assistência em Saúde nos Centros de Atenção Psicossocial e os dados foram submetidos à análise descritiva. RESULTADOS: Apesar de estarem em conformidade com certos critérios, foi observado que os Centros de Atenção Psicossocial apresentaram lacunas em diversos aspectos, principalmente naqueles relacionados a domínios fundamentais, constantes no Manual de Estrutura Física de Centros de Atenção Psicossocial que ressaltam a urgência de investimentos e estratégias específicas para a qualificação dos serviços de saúde mental. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo representa uma contribuição para a compreensão da realidade dos Centros de Atenção Psicossocial na região, ao fornecer informações que podem ser utilizadas para aprimorar a qualidade e eficácia desses serviços. Ressalta-se a importância contínua dos processos avaliativos dos Centros de Atenção Psicossocial para identificar e corrigir deficiências, bem como para monitorar os progressos alcançados ao longo do tempo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nicole Souza de Paula Cordeiro (nick.cordeiro1@gmail.com) on 2024-03-27T20:57:48Z No. of bitstreams: 1 Monografia - NICOLE SOUZA DE PAULA CORDEIRO FINAL.pdf: 4456277 bytes, checksum: 8d66ec9dd9683082d5d914d5eeaa11ea (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-28T23:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - NICOLE SOUZA DE PAULA CORDEIRO FINAL.pdf: 4456277 bytes, checksum: 8d66ec9dd9683082d5d914d5eeaa11ea (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de Serviços de Saúdept_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectQualidade da Assistência à Saúdept_BR
dc.titleAtenção psicossocial em uma capital da região nortept_BR
dc.title.alternativeavaliação na perspectiva de gestorespt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2Introduction: Program, service, and technology evaluation in healthcare has been widely emphasized as a government policy. Evaluation of mental health services and monitoring of care quality indicators can play a crucial role in driving the design of effective strategies for mental health improvement. Objective: Assess the quality of care in the four Psychosocial Care Centers through the domains of structure and process from the perspective of unit managers from November to December 2023. Methodology: This is an evaluation study with a quantitative approach, assessing aspects of structure and process in the Psychosocial Care Centers of the Psychosocial Care Network in the capital city of Porto Velho, state of Rondônia, in the northern region of Brazil, involving managers from the four Psychosocial Care Centers in the capital. Data collection took place from November to December 2023. The Health Care Quality Checklist in Psychosocial Care Centers was applied, and the data were subjected to descriptive analysis. Results: Despite meeting certain criteria, gaps were observed in various aspects of the Psychosocial Care Centers, particularly in those related to fundamental domains outlined in the Psychosocial Care Center Physical Structure Manual, highlighting the urgency of investments and specific strategies for the qualification of mental health services. Conclusion: This study provides a contribution to understanding the reality of Psychosocial Care Centers in the region by providing information that can be used to improve the quality and effectiveness of these services. The ongoing importance of evaluation processes for Psychosocial Care Centers to identify and address deficiencies, as well as to monitor progress over time, is emphasized.pt_BR
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