Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Maria Eloiza Oliveira-
dc.date.accessioned2024-03-28T23:58:00Z-
dc.date.available2024-03-28T23:58:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Eloiza Oliveira. Estágio supervisionado na licenciatura em artes visuais: reflexão do ensino da arte com ênfase na abordagem triangular na Escola Estadual Barão do Solimões. 2024. 41f.: il. Monografia (Graduação em Artes Visuais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5170-
dc.description.abstractNeste trabalho busco refletir sobre a Abordagem Triangular no ambiente escolar. O objetivo é considerar esse método para a contribuição e o desenvolvimento do indivíduo no campo da arte educação. Como se sabe, o ensino da arte passou por várias modificações em seu currículo ao longo do tempo, essas modificações e construções serão refletidas a partir da vivência em sala de aula na E.E.E.F.M. BARÃO DO SOLIMÕES, durante o estágio obrigatório. Com a vivência podemos refletir sobre o ensino da arte e como é importante a alfabetização para a leitura de imagens, considerando o contexto histórico, social e cultural. Para obtermos resultado, se fez necessário a utilização de métodos qualitativos para esta pesquisa, sendo fundamental para definir a trajetória da pesquisadora ao longo da investigação. Entende-se que tal pesquisa supõe o contato direto com o ambiente e a situação de investigação para construir o objeto de estudo por meio de um processo de observação direta, diálogo com o sujeito, interpretação de uma constatação da realidade. Desta forma, meu trabalho tem como principal justificativa a grande importância da abordagem triangular no ambiente pedagógico brasileiro que permite aos professores de arte integrar, em sua prática, momentos de apreciação e leitura de imagens, analisando eles e praticando a arte individual. O trabalho é dividido em três tópicos. O primeiro trata do cenário da pesquisa, o segundo, sobre a formação de educadores sob a perspectiva de Paulo Freire e sobre o Paulo Freire na educação. E por fim, o terceiro tópico, trata sobre os resultados das entrevistas e as reflexões teóricas. E, finaliza com o resultado da pesquisa, que demonstrou, que a escola Barão de Solimões e as professoras de arte que foram observadas e entrevistadas estão conforme as considerações teóricas do ensino da arte e da abordagem triangular. No entanto, como a disciplina é considerada menos importante no currículo, elas enfrentam desafios para executar as sugestões metodológicas da Abordagem triangular. Porém, elas conseguem transmitir os conceitos de forma clara e envolvente para os alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Eloiza Oliveira Ramos (mariaeloizaramosoliveira@gmail.com) on 2024-03-27T23:11:24Z No. of bitstreams: 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS-04_10_2023.docx (1) (1).pdf: 17450968 bytes, checksum: f01b3f3b547afbed30140a5fd7f629f2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-03-28T23:58:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS-04_10_2023.docx (1) (1).pdf: 17450968 bytes, checksum: f01b3f3b547afbed30140a5fd7f629f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-28T23:58:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS-04_10_2023.docx (1) (1).pdf: 17450968 bytes, checksum: f01b3f3b547afbed30140a5fd7f629f2 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subject1. Abordagem triangular.pt_BR
dc.subject2. Ensino da arte.pt_BR
dc.subject3. Estágio supervisionado.pt_BR
dc.subject4. Escola Barão do Solimões.pt_BR
dc.subject5. Licenciatura em artes visuais.pt_BR
dc.titleEstágio supervisionado na licenciatura em artes visuais: reflexão do ensino da arte com ênfase na abordagem triangular na Escola Estadual Barão do Solimõespt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2In this work I seek to reflect on the Triangular Approach in the school environment. The objective is to consider this method for the contribution and development of the individual in the field of art education. As we know, art teaching has undergone several modifications in its curriculum over time, these modifications and constructions will be reflected in the classroom experience at E.E.E.F.M. BARÃO DO SOLIMÕES, during the mandatory internship. With this experience we can reflect on the teaching of art and how important literacy is for reading images, considering the historical, social and cultural context. To obtain results, it was necessary to use qualitative methods for this research, which is essential to define the researcher's trajectory throughout the investigation. It is understood that such research presupposes direct contact with the environment and the investigation situation to construct the object of study through a process of direct observation, dialogue with the subject, interpretation of a finding of reality. In this way, my work has as its main justification the great importance of the triangular approach in the Brazilian pedagogical environment, which allows art teachers to integrate, in their practice, moments of appreciation and reading of images, analyzing them and practicing individual art. The work is divided into three topics. The first deals with the research scenario, the second, with the training of educators from the perspective of Paulo Freire and Paulo Freire in education. And finally, the third topic deals with the results of the interviews and theoretical reflections. And, it ends with the results of the research, which demonstrated that the Barão de Solimões school and the art teachers who were observed and interviewed are in accordance with the theoretical considerations of art teaching and the triangular approach. However, as the subject is considered less important in the curriculum, they face challenges in implementing the methodological suggestions of the Triangular Approach. However, they manage to convey the concepts in a clear and engaging way to students.pt_BR
Aparece nas coleções:Artes Visuais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS-04_10_2023.docx (1) (1).pdf17,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.