Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5172
Título: Motivação dos participantes de grupoterapia em um centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas
Autor(es): Silva, Kamila Maria da
Palavras-chave: Serviços de Saúde Mental
Psicoterapia de Grupo
Substâncias Psicoativas
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Kamila Maria da. Motivação dos participantes de grupoterapia em um centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas. 65f.: il. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2024.
Resumo: INTRODUÇÃO: O uso de Substâncias Psicoativas acarreta em problemas físicos, psicológicos, sociais, financeiros, entre outros, levando assim à necessidade de um tratamento com enfoque na reabilitação psicossocial, através de um trabalho em equipe multiprofissional, com uso de estratégias individuais ou coletivas. Com isso, os grupos terapêuticos ofertados pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas destacam-se no tratamento de usuários adictos. OBJETIVO: Conhecer o perfil dos usuários participantes de Grupos Terapêuticos em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, Porto Velho-RO, 2023-2024. METODOLOGIA: Estudo descritivo, exploratório de abordagem quanti qualitativa, com usuários em acompanhamento para adicção e profissionais que realizam o acolhimento aos usuários e coordenam os grupos terapêuticos. RESULTADOS: Cerca de metade dos participantes dos grupos terapêuticos estavam em estágio motivacional de Pré contemplação, 28% em Ação e 14% em Manutenção, assim como, através do cálculo utilizando os escores da escala foi possível mensurar que 57% estavam motivados a mudar, e 42% não estavam motivados a mudar seu comportamento em relação ao uso abusivo de substâncias psicoativas. Os principais critérios de indicação aos grupos terapêuticos relatados pelos profissionais foram as comorbidades psiquiátricas e sintomas clínicos agudos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidenciou-se que mais da metade dos participantes não estavam motivados a mudar, assim como não há a utilização de um instrumento ou protocolo com critérios de indicação e contraindicação universais para participação em grupos terapêuticos neste serviço, podendo acarretar em fatores como baixa adesão ao tratamento e baixa efetividade terapêutica.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5172
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kamila Maria da Silva - versão final.pdfMonografia Kamila Maria DENF3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.