Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5202
Título: Etnografia de si no contexto do ensino da língua de sinais para alunos surdos indígenas Paiter Suruí de Rondônia
Autor(es): Pegoraro, Odirlei
Palavras-chave: Etnobiografia
Escola indígena
Língua Indígena de Sinais.
Data do documento: 2023
Citação: PEGARARO, Odirlei. Etnografia de si no contexto do ensino da língua de sinais para alunos surdos indígenas Paiter Suruí de Rondônia. 80f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Neste estudo e pesquisa de caráter etnobiográfico, o autor, um professor surdo, revela sua trajetória de vida e profissional no contexto de ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto da escola indígena, Sertanista José do Carmo Santana, aldeia G̃apg̃ir Linha 14, na Terra Indígena Sete de setembro, no município de Cacoal, Estado de Rondônia. O objetivo principal foi compreender a intersecção das identidades surdas e indígena, explorando a riqueza e os desafios do ensino de Libras em tal contexto. Utilizando a etnobiografia como instrumento metodológico, a pesquisa uniu memórias e narrativas de experiências do autor, destacando a formação da língua indígena de sinais Paiter Suruí, e revelando a importância da diversidade linguística e cultural. O estudo e pesquisa demostra e reforça a necessidade de respeitar, reconhecer e valorizar as línguas indígenas de sinais e a diversidade cultural nos processos educativos no contexto das escolas indígenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5202
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.