Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPego, Aline Barbosa-
dc.date.accessioned2024-04-11T19:48:10Z-
dc.date.available2024-04-11T19:48:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPego, Aline Barbosa. O trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem na percepção da coordenação pedagógica. 2024. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024..pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5212-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem na percepção da coordenação pedagógica. A questão principal de investigação é: Qual a percepção da coordenação pedagógica de uma escola municipal de Ariquemes quanto ao trabalho pedagógico desenvolvido com alunos em processo de avaliação de necessidades de aprendizagem? Essa questão é relevante porque surgiu como interesse no convívio em um centro municipal de educação infantil, numa ocasião que uma mãe com uma filha com sinais de TEA, mas ainda não tinha um laudo para poder ter um cuidador. Posto isso, pesquisar no âmbito da educação infantil é de suma importância, pois é quando o aluno vai ter a primeira experiência com outras crianças, com o professor e com a aprendizagem. Delimita como objetivo geral analisar a percepção da coordenação pedagógica de uma escola municipal de Ariquemes sobre o trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem. Somado a isso, tem como objetivos específicos definir a percpectiva da educação inclusiva, apontar o papel do professor e da coordenação pedagógica na perspectiva inclusiva, identificar aspectos pedagógicos adequados ao processo de avaliação das necessidades de aprendizagem e apresentar a percepção da coordenação pedagógica em análise ao trabalho pedagógico desenvolvido com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem. Para tanto, empregada a pesquisa de levantamento, que foi realizada numa escola no Município de Ariquemes/Rondônia, com uma coordenadora pedagógica. Para coleta de dados, utilizou-se entrevista interpretada por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: 1) Perfil da participante: na formação inicial da coordenadora, ela revela que não teve acesso ao conhecimento sobre a inclusão, apenas soube em uma disciplina de Libras. 2) Aluno em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem: que o professor é a peça chave no processo de avaliação, pois é ele que identifica e relata para ela sobre um possível caso de investigação. 3) Planejamento de ensino e a prática pedagógica: a coordenadora diz que não há mudanças no planejamento do professor para esses alunos em processo de avaliação, pois não é nada concluído, por isso segue o mesmo planejamento dos demais. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação inclusiva e o papel da coordenadora pedagógica no suporte aos professores durante o processo de avaliação das necessidades de aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Pego (aline.bpegounir@hotmail.com) on 2024-04-11T15:58:12Z No. of bitstreams: 1 TCC ALINE BARBOSA PEGO 2024.pdf: 975804 bytes, checksum: 8638e6f6cb5ad4ecf1b8908be051887e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2024-04-11T19:48:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC ALINE BARBOSA PEGO 2024.pdf: 975804 bytes, checksum: 8638e6f6cb5ad4ecf1b8908be051887e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-11T19:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC ALINE BARBOSA PEGO 2024.pdf: 975804 bytes, checksum: 8638e6f6cb5ad4ecf1b8908be051887e (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCoordenadorapt_BR
dc.subjectNecessidades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleO trabalho pedagógico com alunos em processo de avaliação das necessidades de aprendizagem na percepção da coordenação pedagógicapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The theme of this study is pedagogical work with students undergoing a learning needs assessment, as perceived by the pedagogical coordinators. The main research question is: What is the perception of the pedagogical coordinator of a municipal school in Ariquemes regarding the pedagogical work developed with students undergoing a learning needs assessment? This question is relevant because it arose from an interest in a municipal early childhood education center, when a mother had a daughter with signs of ASD, but did not yet have a report so that she could have a caregiver. That said, research in the field of early childhood education is of the utmost importance, as this is when the student will have their first experience with other children, with the teacher and with learning. Its general objective is to analyze the perception of the pedagogical coordination of a municipal school in Ariquemes on the pedagogical work with students in the process of assessment of learning needs. In addition, its specific objectives are to define the perspective of inclusive education, point out the role of the teacher and pedagogical coordination in the inclusive perspective, identify pedagogical aspects appropriate to the process of assessing learning needs and present the perception of pedagogical coordination in analysis of the pedagogical work developed with students in the process of assessing learning needs. To this end, a survey was carried out in a school in the municipality of Ariquemes/Rondônia, with a pedagogical coordinator. Data was collected using interviews interpreted using content analysis. The main results and discussion are as follows: 1) Profile of the participant: during her initial training, the coordinator reveals that she had no access to knowledge about inclusion; she only learned about it during a course on Libras. 2) Student in the process of being assessed for learning needs: the teacher is the key player in the assessment process, as it is the teacher who identifies and reports back to her on a possible case for investigation. 3) Teaching planning and pedagogical practice: the coordinator says that there are no changes in the teacher's planning for these students in the process of being assessed, as nothing is finalized, so they follow the same planning as the others. We hope to make a contribution to the field of inclusive education and the role of the pedagogical coordinator in supporting teachers during the learning needs assessment process.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ALINE BARBOSA PEGO 2024.pdf952,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.