Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5214
Título: Desafios e aceitação: Narrativas de mães com um filho autista no município de Ji-Paraná
Autor(es): Santos, Keila Mariano dos
Palavras-chave: Aceitação
Experiências Maternas
Percepção
Transtorno do Espectro Autista
Data do documento: Fev-2024
Citação: SANTOS, Keila Mariano dos. Desafios e aceitação: Narrativas de mães com um filho autista no município de Ji-Paraná. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso aborda o tema o autismo e a aceitação da deficiência do filho, por parte das mães. O problema de pesquisa foi os dilemas, desafios e aprendizados de mães de autistas em Ji-Paraná: o que seus relatos têm a dizer? Por meio disso surgiu o objetivo geral da pesquisa em compreender o processo de percepção e aceitação do autismo por parte das mães que têm filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista – TEA por meios de relatos. Teve como objetivos específicos identificar fases de percepção e aceitação das mães até o diagnóstico médico do filho autista; perceber dificuldades, desafios e aprendizados das mães na convivência com filho com TEA; mostrar como se dá a rede de apoio e a sua importância para essas mães. A fundamentação teórica que embasou esta pesquisa foi: Whitman (2015); Orrú (2012); American Psychiatric Association (2014); Souza (2016), Grandin e Panek (2015); Silva e Mulick (2009), a legislação brasileira, dentre outros. O delineamento da pesquisa se deu por meio de estudo de caso, de forma descritiva, enquanto a pesquisa caracterizou-se como empírica, de caráter qualitativo e utilizou a entrevista estruturada como produção e coleta de dados. Os sujeitos de pesquisas foram quatro mães de autistas, graduandas da Fundação Universidade Federal de Rondônia — UNIR, campus Ji-Paraná. O que ficou evidente nessa pesquisa foi a força e coragem dessas mães, que apesar de todos os dilemas, medos e incertezas, não desistiram de seus filhos, buscaram e ainda buscam uma vida de qualidade e bem-estar para seus filhos, a cada dia aprendem sobre as especificidades dos mesmos. A pesquisa mostrou a importância de uma rede de apoio, que proporcione suporte e empatia por essas mães. Mulheres guerreiras, mesmo com a incerteza do amanhã, permanecem lutando pelos seus filhos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Profª Drª. Rosiane Ribas de Souza Eler.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5214
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- KEILA MARIANO DOS SANTOS - 28-03_versão final.pdf672,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.