Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5233
Título: "Se eu passasse um dia sem televisão e celular eu brincaria com as minhas amigas de bicicleta": a influência das telas no comportamento das crianças
Autor(es): Santos, Natielle Silveira dos
Palavras-chave: tecnologia
telas
crianças
desenvolvimento infantil
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Natielle Silveira dos. "Se eu passasse um dia sem televisão e celular eu brincaria com as minhas amigas de bicicleta": a influência das telas no comportamento das crianças. 2024. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o tipo de uso que um grupo de crianças, entre seis e sete anos deidade, fazem dos aparelhos tecnológicos e sua influência no comportamento delas. A partir dessa informação foi possível realizar uma reflexão sobre as novas formas de construção da relação Eu-Outro que tem orientado as novas gerações e bem como conduzido o seu processo de desenvolvimento. A pesquisa foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Ouro Preto do Oeste/Rondônia, e contou com a participação de 10 crianças. A fundamentação teórica foi pautada em Jordão (2016), Wallon (1968), Costa e Almeida (2021), Quatrin e Cassel (2020), Oliveira (2018), Sociedade Brasileira de Pediatria (2019), Vigotski (2008), Soares (2020), Barbosa (2023) e Kunsch (2014). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como metodologia a etnografia com crianças. Os instrumentos utilizados para produção das informações foram a observação participante, a entrevista semiestruturada e a produção de desenhos. Os apontamentos levantados durante a observação em sala permitiram perceber que o repertório do que as crianças assistem e acessam nos canais, redes sociais, desenhos e jogos serviu de elemento para estabelecerem suas trocas com as outras crianças, assim como com a pesquisadora. Os desenhos das crianças mostraram que elas ainda entendem as brincadeiras ao ar livre e em conjunto com outras crianças como um momento importante em suas rotinas, apesar de aparecerem equipamentos tecnológicos e o símbolo do Youtube. A entrevista com cada uma das crianças permitiu perceber que existem dois comportamentos que concorrem entre si: o primeiro retrata uma tendência mais forte e envolve oito das dez crianças que colaboraram com essa pesquisa, no qual o uso das telas não substituiu as atividades de brincadeiras ao ar livre e com a presença de uma outra criança. Esse comportamento, segundo o relato das crianças é por conta de uma postura mais vigilante dos pais sobre o tempo de uso e as programações acessadas; o segundo retrata uma tendência menor e envolvem duas das dez crianças pesquisadas, no qual o uso das telas e acesso à canais, redes sociais e jogos é constante, intenso, com pouco monitoramento dos pais e geralmente substitui as atividades de brincadeiras livres em ambientes externos e com interação presencial com outras crianças. Por intermédio desta pesquisa foi possível compreender que o tempo na escola é um momento de distanciamento das telas e o repertório acessado nos canais, redes sociais, desenhos e jogos serviram de elemento de troca em suas interações livres com outras crianças. Além disso, a pesquisa mostrou que é importante as escolas potencializarem as atividades do brincar livre em ambientes abertos e que possibilitem o movimento corpóreo da criança e a interação com o outro. Além disso, é essencial a presença do adulto como mediador na orientação de condutas que sejam mais empáticas e afetivas na relação Eu-Outro das crianças.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Naiara dos Santos Nienow
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5233
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NATIELLE.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.