Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Railane Rufino dos-
dc.date.accessioned2024-04-17T13:18:57Z-
dc.date.available2024-04-17T13:18:57Z-
dc.date.issued2024-04-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Railane Rufino dos. Análise da prática da educação ambiental em duas escolas de ensino fundamental na cidade de Guajará-Mirim/RO. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5237-
dc.description.abstractEste estudo examina o progresso da Educação Ambiental em duas escolas de ensino fundamental em Guajará-Mirim/RO, Cândida Maria Moura de Paula e Irmã Hilda, diante dos desafios ambientais do crescimento populacional na Amazônia. Destaca-se o papel crucial da Educação Ambiental, especialmente pela transdisciplinaridade, na transformação da percepção ambiental infantil. Embora embasado teoricamente, o foco é compreender a implementação prática da Educação Ambiental, abordando gestão e práticas pedagógicas. A pesquisa justifica-se pela relevância da preservação ambiental na educação, visando prevenir desmatamento e poluição, promovendo valores éticos desde o ensino fundamental. Utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa com pesquisa bibliográfica, a análise explora estratégias de conscientização dos alunos sobre preservação ambiental. Destaca-se a Escola Cândida Maria Moura de Paula, que, apesar de palestras colaborativas, revela uma desconexão entre teoria e prática, evidenciada pela ausência de coleta seletiva. A formação continuada dos professores é enfatizada. Reflete-se sobre a implementação na Escola Irmã Hilda, explorando projetos, participação docente e discente. Conclui-se ressaltando a importância da Educação Ambiental para o desenvolvimento acadêmico, cívico e comportamentos sustentáveis. Recomendações incluem integração curricular, formação continuada e envolvimento com a comunidade, destacando a eficácia de projetos práticos integrados à cultura escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Railane Santos (railanesaantos@icloud.com) on 2024-04-17T00:25:51Z No. of bitstreams: 1 RAILANE COMPLETO.pdf: 597439 bytes, checksum: 4e8a2f3a38449f88786faa933a076e6c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2024-04-17T13:18:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAILANE COMPLETO.pdf: 597439 bytes, checksum: 4e8a2f3a38449f88786faa933a076e6c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T13:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAILANE COMPLETO.pdf: 597439 bytes, checksum: 4e8a2f3a38449f88786faa933a076e6c (MD5) Previous issue date: 2024-04-16en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.titleAnálise da prática da educação ambiental em duas escolas de ensino fundamental na cidade de Guajará-Mirim/ROpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract2This study examines the progress of Environmental Education in two elementary schools in Guajará-Mirim/RO, Cândida Maria Moura de Paula and Irmã Hilda, in the face of the environmental challenges of population growth in the Amazon. The crucial role of Environmental Education stands out, especially through transdisciplinarity, in transforming children's environmental perception. Although theoretically based, the focus is to understand the practical implementation of Environmental Education, addressing management and pedagogical practices. The research is justified by the relevance of environmental preservation in education, aiming to prevent deforestation and pollution, promoting ethical values ​​since elementary school. Using a descriptive and qualitative approach with bibliographical research, the analysis explores strategies for raising student awareness about environmental preservation. The Cândida Maria Moura de Paula School stands out, which, despite collaborative lectures, reveals a disconnect between theory and practice, evidenced by the absence of selective collection. Continuing teacher training is emphasized. It reflects on the implementation at Escola Irmã Hilda, exploring projects, teaching and student participation. It concludes by highlighting the importance of Environmental Education for academic, civic development and sustainable behaviors. Recommendations include curricular integration, continued training and community involvement, highlighting the effectiveness of practical projects integrated into school culture.pt_BR
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAILANE COMPLETO.pdf583,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.