Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5242
Título: Conversando com os bebês: uma análise sobre a prática pedagógica no berçário
Autor(es): Santos, Andressa Pereira dos
Palavras-chave: Bebês
Berçário
Educação Infantil
Prática docente no berçário
Data do documento: 2024
Citação: SANTOS, Andressa Pereira dos. Conversando com os bebês: uma análise sobre a prática pedagógica no berçário. 2024. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que tem como tema a Educação de bebês e o objetivo central foi identificar que tipo de metodologia uma professora de berçário desenvolve com os bebês nesses ambientes coletivos. A pesquisa foi realizada numa escola de educação infantil que possui um convênio com o município de JiParaná/RO. Participaram da pesquisa de campo oito bebês, uma professora e uma cuidadora. A fundamentação teórica é pautada em Kuhlmann Jr (2000), Paschoal; Machado (2009), Silva; Farias, (2014), Flores; Albuquerque (2015), Brasil (1996), Brasil, (1998), Brasil, (2006), Fochi (2013; 2015; 2019), Soares (2020), Gerhardt (2016), Galvão (1995), Vygotski (1998), Barbosa; Gobatto (2019), Ostetto (2000). Para tanto, foi utilizado a pesquisa de abordagem qualitativa, com uso da metodologia de estudo de caso. Além disso, utilizou-se alguns instrumentos para obtenção de informações, como: observação participante, diário de campo, e entrevistas semiestruturadas. A análise das informações concebidas nas entrevistas seguiu a proposta de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). A observação participante no cotidiano infantil revelou que bebês são sujeitos ativos, participativos, com capacidades a serem exploradas no ambiente coletivo. As anotações de diário de campo, mostrou que o berçário potencializa a convivência entre bebês, adultos, permitindo assim diversas aprendizagens aos bebês. Após a análise da entrevista com a professora foi possível identificar três núcleos de significação: 1) O bebê real e a imagem social do bebê, 2) Ausência de fundamentos teóricos e metodológicos e 3) A prática docente no berçário. Como resultado, foi revelado que no núcleo 1, a profissional apresenta uma visão romantizada em torno da concepção de bebê, ainda considera esse sujeito como futuro adulto. No núcleo 2 ficou perceptível que a professora não tem uma metodologia específica para atuar na educação de bebês. O núcleo 3, a educadora reconhece o berçário como espaço de aprendizagem, porém relata a falta de objetos de caráter pedagógico no berçário. Nesse núcleo, foi mencionado as músicas, como sendo a principal atividade desenvolvida com as crianças. A entrevista com a cuidadora de berçário, possibilitou a identificação de três núcleos de significação: 1) O bebê como sujeito que depende do adulto, 2) O ato de cuidar e aprender pautado no afeto e 3) O contexto de trabalho da cuidadora e os desafios enfrentados. No núcleo 1, a cuidadora expõe o bebê como um ser inerte, que depende do adulto para sobrevivência. O núcleo 2, demonstrou que a cuidadora participa ativamente de todos os momentos de cuidados diários com os bebês, de forma respeitosa com base no afeto e confiança. No último núcleo, pode-se notar que na percepção da cuidadora a instituição oferece a estrutura necessária para desempenhar o seu trabalho. O principal desafio encontrado pela cuidadora é entrada de crianças novatas na creche. Em suma, a pesquisa evidenciou a inexistência de estruturação de metodologias, atividades que sejam específicas para o trabalho no berçário, assim como também mostrou a invisibilização das ações autônomas dos bebês. Conclui-se que o estudo mostra a necessidade de formação direcionada para o trabalho pedagógico com crianças de zero a três anos no espaço escolar.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Naiara dos Santos Nienow
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5242
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO REPOSITÓRIO.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.