Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrizidio, Josilaine Cristina-
dc.date.accessioned2024-04-19T15:39:11Z-
dc.date.available2024-04-19T15:39:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBRAZIDIO, Jolilaine Cristina. Ei, gestor, vamos conversar? A inclusão de universitários com deficiência. 145 f.: il. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5249-
dc.description.abstractNas últimas décadas, os avanços normativos relativos aos direitos da pessoa com deficiência permitiram uma maior inserção desse público no contexto da Educação Superior. Diante dessa realidade, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) precisaram se organizar para receber os estudantes com deficiência. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de inclusão de universitários com deficiência antes e durante a pandemia da Covid-19, tendo como foco a perspectiva dos gestores, enquanto que, os objetivos específicos são: compreender a organização da equipe de gestores responsável pelo acompanhamento pedagógico dos discentes com deficiência; analisar os documentos e políticas institucionais que tratam sobre a inclusão de universitários com deficiência antes e durante a pandemia; e comparar dados referentes à entrada e à permanência desses estudantes no mesmo período. Para compreender esse processo, foram entrevistadas servidoras responsáveis pelo acompanhamento dos discentes com deficiência na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), bem como realizada a busca de documentos referentes à inclusão no site do Ministério da Educação (MEC) e da UNIR. Para a análise de dados, utilizamos como base teórica a Psicologia Histórico-Cultural (PHC), fundamentada no método materialista histórico-dialético (MHD), que visa extrair a essência do fenômeno ao estudar o objeto em movimento, sem separar o social e o individual e buscando transformar a realidade estudada. Para trabalhar os dados coletados, foram elaborados eixos, subdivididos em categorias, visando compreender a dinâmica da realidade apresentada aos universitários com deficiência na instituição pesquisada. Ao concluir esta pesquisa, podemos dizer que há na UNIR um movimento em direção à inclusão, mas ainda é um movimento muito tímido e recente, o que é problemático, tendo em vista que a luta pela inclusão não é nova. Acreditamos que a Psicologia Histórico-Cultural tem muito a contribuir na instrumentalização dos gestores educacionais, com base nos conceitos da defectologia, que permitem que a pessoa com deficiência seja vista como alguém capaz, com autonomia e responsabilidade sobre o seu processo de aprendizagem, desde que as instituições educacionais estejam estruturadas de modo a tensionar as forças para compensação da deficiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josilaine Brizidio (josilaine.cristina@unir.br) on 2024-04-17T20:47:39Z No. of bitstreams: 1 2. Dissertação Versão Final PDF.pdf: 3329493 bytes, checksum: 27704d53fd8b4a2d568eb7e21fd87c47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by VANESSA MEDEIROS DE REBELO (vanessarebelo@unir.br) on 2024-04-19T15:39:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2. Dissertação Versão Final PDF.pdf: 3329493 bytes, checksum: 27704d53fd8b4a2d568eb7e21fd87c47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-19T15:39:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2. Dissertação Versão Final PDF.pdf: 3329493 bytes, checksum: 27704d53fd8b4a2d568eb7e21fd87c47 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversitários com deficiênciapt_BR
dc.subjectGestores da educaçãopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleEi, gestor, vamos conversar? A inclusão de universitários com deficiênciapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2Over the last decades, advances in legislation on the rights of people with disabilities have allowed a greater inclusion of this group in higher education. Due to this reality, the Federal Institutions of Higher Education (IFES) have had to organize themselves to include students with disabilities. The general objective of this research is therefore to analyze the process of inclusion of university students with disabilities before and during the Covid-19 pandemic, focusing on the perspective of university administrators, while the specific objectives are: to understand the organization of the team of administrators responsible for the pedagogical monitoring of students with disabilities; to analyze the institutional documents and policies about the inclusion of university students with disabilities before and during the pandemic; and to compare data on the admission and retention of these students in the same period. In order to understand this process, we interviewed civil servants responsible for monitoring students with disabilities at the Federal University of Rondônia (UNIR), as well as searching for documents relating to inclusion on the Ministry of Education (MEC) and UNIR websites. For the data analysis, we used Historical-Cultural Psychology (HCP) as a theoretical basis, based on the historical-dialectical materialist method (HDM), which aims to extract the essence of the phenomenon by studying the object in motion, without separating the social and the individual, and seeking to transform the reality studied. In order to work with the data collected, axes were established, subdivided into categories, with the aim of understanding the dynamics of the reality presented to university students with disabilities at the research institution. At the end of this research, we can say that there is a movement towards inclusion at UNIR, but it is still very timid and recent, which is problematic given that the struggle for inclusion is not new. We believe that cultural-historical psychology has a lot to contribute to instrumentalizing educational administrators, based on the concepts of defectology, which allow people with disabilities to be seen as capable, with autonomy and responsibility for their learning process, as long as educational institutions are structured in such a way as to stress the forces that compensate for the disability.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2. Dissertação Versão Final PDF.pdf3,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.