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Título: Cartografia docente na fronteira Brasil - Bolívia: os caminhos formativos dos professores que atuam com estudantes nos anos iniciais do fundamental e educación primária
Autor(es): SOUZA, Wanilza Pereira De
SILVA, Carolaine Pinto da
Palavras-chave: Formação de professores
Cartografia
Fronteira
Data do documento: 18-Abr-2024
Citação: SOUZA, Wanilza Pereira De, SILVA, Carolaine Pinto da.Cartografia docente na fronteira Brasil - Bolívia: os caminhos formativos dos professores que atuam com estudantes nos anos iniciais do fundamental e educación primária. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2024.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva qualitativa sobre a formação de professoras do ensino fundamental que atuam no Brasil e maestras que atuam na Educacion Primária da Bolívia. Esta pesquisa foi realizada no período de novembro de 2023 a fevereiro de 2024. Nossa investigação baseou-se no seguinte problema: O processo de formação docente das professoras brasileiras e bolivianas considera às relações linguísticas culturais, sociais, políticas e educacionais vividas na fronteira? A fronteira que trazemos para o nosso estudo é a que delimita às cidades-gêmeas de Guajará-Mirim/ RO /e Guayaramerín/ Beni. Como objetivo geral buscamos identificar diferenças nas estruturas do currículo da formação docente no Brasil e na Bolívia que atuam com crianças e as possíveis lacunas no processo de formação que indique a ausência de conhecimentos das realidades da fronteira. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras brasileiras de Guajará-Mirim (Rondônia) e quatro maestras bolivianas de Guayaramerín (Beni). /BO. Optamos em utilizar a palavra maestra por ser o termo de referência nos documentos orientadores da formação docente na Bolívia. Nosso referencial teórico está fundamentado em IMBERNÓN (2022), que discute a formação inicial e continuada do professor, NÓVOA (1992), sobre o desenvolvimento profissional do professor reflexivo e autônomo, e SANTOS (2016) sobre representações de fronteiras e KOZEL (2005) sobre as representações por meio de mapas mentais. DELEUZE E GUATARRI (2011) sobre a cartografia como caminhos ainda por vir. Nossa metodologia de pesquisa foi fundamentada na pesquisa descritiva qualitativa conforme GIL (2020), tendo em vista que buscamos descrever o fenômeno da formação docente na fronteira, como técnica foi utilizada a entrevista semiestruturada, e análise documental. Ao final, apontamos em nossa Cartografia Docente da Fronteira as principais diferenças da estrutura curricular entre os cursos de formação de professores das nossas entrevistadas e, também, as lacunas nos conhecimentos sobre às realidades da fronteira, identificadas a partir das representações e narrativas construídas por elas. E em nossas considerações finais ampliamos nossa análise e apontamos sugestões para que se pense políticas educacionais que promovam um currículo que possa preparar os professores para atuar com alunos imigrantes em regiões de fronteira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5251
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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