Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5259
Título: A educação de autistas em Ji-Paraná/RO na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jandinei Cella e no Centro de Autismo
Autor(es): Oliveira, Dilma Brites de
Palavras-chave: Criança
Autismo
Educação
Inclusão
Data do documento: Mar-2024
Citação: OLIVEIRA, Dilma Brites de. A educação de autistas em Ji-Paraná/RO na Escola de Ensino Fundamental Jandinei Cella e no Centro de Autismo. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024
Resumo: O tema trabalhado nesta pesquisa é a educação de crianças autistas, buscou-se discutir sobre a educação de crianças autista no município de Ji-Paraná/RO. A pesquisa trouxe como problemática a seguinte pergunta: como acontece a educação de autistas em uma escola pública e no Centro do Autismo no município de Ji-Paraná? Partindo desta problemática, o objetivo geral estabelecido foi compreender como ocorre a educação de autistas em Ji-Paraná/RO. Para alcançar o objetivo foi necessário identificar como ocorre a inclusão de crianças autistas na escola Jandinei Cella e no Centro do Autista; analisar como o planejamento pedagógico contempla a criança autista na escola e no Centro do Autista; e, descrever os limites e possibilidades no trabalho com crianças autistas. A construção da fundamentação teórica aconteceu por meio de uma pesquisa de campo com análise de dados através da pesquisa bibliográfica. A pesquisa de campo se deu através de entrevista com duas professoras do município, uma com atuação na educação infantil do município e a outra no Centro do autismo, as quais responderam um questionário com dez perguntas cada, sobre desafios, possibilidades da educação com autistas e ainda sobre a percepção de cada uma sobre o autismo. Em síntese, é possível considerar que a inclusão de crianças autistas na educação demanda um esforço coletivo e contínuo de toda a sociedade, visando garantir que cada criança, independentemente de suas habilidades ou desafios, tenha acesso a uma educação de qualidade e inclusiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler e coorientação de Me. Maria Cecilia Correa de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5259
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DILMA FINALIZADO PDF.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.