Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Camila Carvalho-
dc.date.accessioned2024-04-24T21:47:20Z-
dc.date.available2024-04-24T21:47:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Carvalho. A atuação do pedagogo no ambiente empresarial: Vivências e desafios do profissional em espaço não escolar. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5260-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Professora Drª. Neidimar Vieira Lopes Gonzales.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso busca abordar sobre as possibilidades de atuação que o pedagogo tem fora da escola, tendo como objetivo geral: compreender qual é o papel do pedagogo no ambiente empresarial e objetivos específicos: conceituar a pedagogia empresarial no Brasil; identificar as ações desenvolvidas pelo pedagogo no ambiente empresarial e identificar os desafios e limites enfrentados pelo pedagogo. Esta é uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e os instrumentos usados para obter os dados foram: questionário e entrevista semiestruturada. No que se refere ao universo, esta foi realizada no município de Ji-Paraná e teve como colaboradora uma pedagoga que atua na área empresarial e duas auxiliares administrativo, de empresa assessorada pela pedagoga empresarial. Os autores usados para fundamentação teórica foram: Oliveira (2012), Vitório e Martins (2018), Libâneo 2007), Holtz (2006) entre outros. Os resultados apontaram que o pedagogo empresarial desempenha um papel importante dentro da instituição empresarial, através de suas ações atua como mediador de conhecimento, possibilitando a educação continuada para os colaboradores da instituição. A partir deste estudo percebemos que o pedagogo além de contribuir com a educação continuada, auxilia os colaboradores no processo de interação, através do relacionamento intrapessoal e interpessoal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by camila silva (camilasilva_jipa@hotmail.com) on 2023-11-17T01:46:15Z No. of bitstreams: 1 TCC_CAMILA_CARVALHO_REPOSITORIO.pdf: 676513 bytes, checksum: 46772a0a301c0f2edc4e5884cbbf3e72 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-04-24T21:47:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_CAMILA_CARVALHO_REPOSITORIO.pdf: 676513 bytes, checksum: 46772a0a301c0f2edc4e5884cbbf3e72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-24T21:47:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_CAMILA_CARVALHO_REPOSITORIO.pdf: 676513 bytes, checksum: 46772a0a301c0f2edc4e5884cbbf3e72 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectPedagogia não escolarpt_BR
dc.subjectPedagogia empresarialpt_BR
dc.titleA atuação do pedagogo no ambiente empresarial: Vivências e desafios do profissional em espaço não escolarpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This final paper aimed to address the possibilities of action that the pedagogue has outside of school, with the general purpose: understanding the role of the pedagogue in the business environment and specific objectives: conceptualizing business pedagogy in Brazil; identify the actions developed by the pedagogue in the business environment and identify the challenges and limits faced by the pedagogue. This is a descriptive study with a qualitative approach and the instruments used to obtain the data were: questionnaire and semi-structured interview. Regarding the surrounding, this was carried out in the municipality of Ji-Paraná and had as collaborators a pedagogue who works in the business area and two administrative assistants from a company advised by the business pedagogue. The authors used for theoretical foundation were: Oliveira (2012), Vitório and Martins (2018), Libâneo 2007), Holtz (2006) among others. The results showed that the business pedagogue plays an important role within the business institution, through his actions he acts as a knowledge mediator, enabling continued education for the institution's employees. From this study we realized that the pedagogue, in addition to contributing to continuing education, helps employees in the interaction process, through intrapersonal and interpersonal relationships.pt_BR
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CAMILA_CARVALHO_REPOSITORIO.pdf660,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.