Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5274
Título: Explorando conceitos de trabalho e energia de forma interativa utilizando simuladores PHET e Simufísica
Autor(es): Silva, Terezinha Alencar
Palavras-chave: Tecnologias digitais no ensino de Física
Recurso pedagógico.
Phet e SimuFísica.
Data do documento: 2024
Editor: SILVA, Terezinha Alencar. Explorando conceitos de trabalho e energia de forma interativa utilizando simuladores PHET e Simufísica. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
Resumo: O uso de tecnologias digitais como os simuladores computacionais no ensino de Física tem se mostrado crucial para melhorar a aprendizagem. Essas ferramentas promovem a interação professor-estudante, oferecem experiências dinâmicas e facilitam a compreensão de conceitos abstratos de energia. Ferramentas educacionais como o Phet e SimuFísica permitem fazer simulação de maneira que o aluno possa observar as causas e efeitos dos fenômenos da natureza durante as atividades experimentais, ainda que seja de forma virtual, tornando-se um recurso valioso, especialmente em escolas sem laboratórios de ciências. Essa abordagem proporciona aos alunos autonomia e uma conexão mais próxima à realidade experimental, aprimorando suas habilidades cognitivas e tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. O presente estudo tem como foco principal analisar a eficácia da tecnologia aplicada no ensino de física por meio do uso dos simuladores interativos Phet e SimuFísica como recursos didáticos pedagógicos para a contextualização dos conceitos de trabalho e energia. Essa pesquisa foi realizada durante a prática do projeto pedagógico no Programa Residência Pedagógica - PRP, na E.E.E.F. e M. Prof. José Francisco dos Santos situada na cidade de Ji-Paraná, RO, durante o primeiro bimestre de 2023. O estudo de caso foi à estratégia escolhida para examinar recursos e metodologias que têm em vista auxiliar o aprendizado de um grupo social ou o desempenho escolar. Esta pesquisa contribui não apenas para o aprimoramento da prática educacional, mas também para a promoção de uma educação mais dinâmica e eficaz, capacitando os alunos para enfrentar com confiança os desafios da física e suas aplicações no mundo real. Com essa iniciativa não se tem a pretensão de considerar que a tecnologia, por si só, solucione eventuais deficiência do sistema educacional
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji- Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciada em Física, sob orientação do Prof. Dr. Walter Trennepohl Júnior.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5274
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Terezinha Alencar da Silva .pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.