Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5294
Título: Análise da trajetória de três mulheres cotistas no curso de Licenciatura em Pedagogia turmas 2018/1e 2019/1 na UNIR/JP: mudanças, transformações e outras possibilidades
Autor(es): Justino, Joêzia Silva
Palavras-chave: Cotas
Ampla concorrência
Universidade
Data do documento: 2024
Citação: JUSTINO, Joêzia Silva. Análise da trajetória de três mulheres cotistas no curso de Licenciatura em Pedagogia turmas 2018/1 e 2019/1 na UNIR/JP: mudanças, transformações e outras possibilidades. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Pedagogia) – Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024
Resumo: O presente estudo propõe analisar as mudanças e transformações na vida de três mulheres cotistas após ingressarem no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná, e que integram as turmas de 2018/2 e 2019/1. Para o estudo utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista estruturada, pesquisa de caráter qualitativo. A fundamentação teórica é pautada nos autores Abreu e Lima (2018), Santos (2021), Bastos (2018), Dutra e Costa (2021) Silva (2021), Hernandez (2017) e Gomes (2003), para entender conceitos relacionados a políticas públicas de ações afirmativas, e a Lei N°12711, conhecida como Lei de Cotas. Com relação aos objetivos, procurou-se analisar se houve mudanças e/ou transformações na vida dessas três mulheres cotistas após ingressarem na universidade, e buscou-se compreender quais foram essas mudanças e como as mesmas ocorreram. Dessa forma os dados permitem concluir que houve sim muitas mudanças na vida dessas mulheres cotistas, mudanças financeiras, perspectiva de vida, senso crítico aguçado, mais conhecimentos, oportunidades de emprego e melhoria de vida.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação do professor Dr. Paulo Sérgio Dutra.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5294
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOEZIA versão folha aprovação e ficha catolografica 3.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.