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dc.contributor.authorSouza, Ricardo Reis de-
dc.date.accessioned2024-04-30T17:33:24Z-
dc.date.available2024-04-30T17:33:24Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationSOUZA, Ricardo Reis de. Trajetória acadêmica, numa perspectiva da educação inclusiva: Relato de experiência. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5298-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da Prof. Dra. Rosiane Ribas de Souza Eler e coorientação da TILSP Me. Queila Ribas de Souza.pt_BR
dc.description.abstractA educação de surdos ganhou visibilidade e força no Brasil a partir de 2002, ano em que a Lei n.º 10.436 foi sancionada, reconhecendo a Libras como meio legal de comunicação e expressão no país. O tema desse trabalho se deu devido às experiências durante o estágio supervisionado e minha vivência escolar, com a abordagem sobre a “A trajetória acadêmica, numa perspectiva da educação inclusiva: relato de experiência”, onde tem-se o relato de minhas experiências em toda minha trajetória acadêmica. Como objetivo geral, este trabalho traz: Demostrar algumas dificuldades enfrentadas por alunos surdos durante sua trajetória acadêmica, e descrever algumas falhas ocorridas durante o processo de escolarização desses alunos. E seus objetivos específicos são: Analisar a importância do ensino de Libras, para os alunos surdos e ouvintes; Descrever a experiência pessoal enquanto acadêmico surdo e salientar os pontos positivos do ensino de Libras em salas de aula inclusivas. A metodologia utilizada é o da pesquisa participante, devido seu caráter de envolvimento do pesquisador com os participantes, na busca de conhecer e agir para encontrar meios de beneficiar o grupo pesquisado, fazendo parte da ação, conforme Gil (2008, p. 31). Os teóricos escolhidos foram: Capovilla e Raphael (2008), Barros (2011), que afirmam que a história da educação de surdos foi marcada por inúmeras tentativas e métodos específicos para a comunicação, em que havia uma dedicação para se ensinar aos surdos, principalmente, por meio de sinais, Araújo (2015), sobre o bilinguismo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), a da Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que foi um marco na educação dos surdos no Brasil, garantindo assim a acessibilidade linguística. A experiência do estágio com a professora de Libras, foi muito gratificante, utilizando a língua de sinais para se comunicar comigo e com os alunos surdos, o ensino de Libras para as crianças ouvintes é muito importante para a inclusão do surdo no ambiente escolar, a parte do Atendimento Educacional Especializado - AEE, é importante para o desenvolvimento das crianças com alguma deficiência, essa inclusão de instrutores surdos, intérprete, alunos e professores na escola é um avanço para o aprendizado e inclusão dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Souza (ricardinho.rr253@gmail.com) on 2024-04-30T16:23:06Z No. of bitstreams: 1 RICARDO REIS OK.pdf: 1015132 bytes, checksum: 9f23a0551ab3f6e6c2d18be274313105 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.titleTrajetória acadêmica, numa perspectiva da educação inclusiva: Relato de experiênciapt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.description.abstract2Deaf education gained prominence and strength in Brazil from 2002, the year Law No. 10,436 was enacted, recognising Libras as a legal form of communication and expression in the country. This work arose from experiences during the supervised internship and my school life, with an approach on “The academic trajectory, from an inclusive education perspective: experience report”, which includes a recount of my experiences throughout my academic journey. The general objective of this work is to demonstrate some difficulties faced by deaf students during their academic trajectory and to describe some failures that occurred during the schooling process of these students. Its specific objectives are: to analyse the importance of teaching Libras to both deaf and hearing students; to describe personal experience as a deaf academic and to highlight the positive aspects of teaching Libras in inclusive classrooms. The methodology used is participatory research, due to its nature of involving the researcher with the participants, in the search to know and act to find ways to benefit the researched group, being part of the action, as per Gil (2008, p. 31). The chosen theorists were: Capovilla and Raphael (2008), Barros (2011), who state that the history of deaf education was marked by numerous attempts and specific methods for communication, where there was a dedication to teaching the deaf, mainly through signs, Araújo (2015), about bilingualism, the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN 9394/96), and Law No. 10,436, of April 24, 2002, which was a milestone in the education of the deaf in Brazil, thus ensuring linguistic accessibility. The internship experience with the Libras teacher was very rewarding, using sign language to communicate with me and the deaf students, teaching Libras to hearing children is very important for the inclusion of the deaf in the school environment, the part of Specialised Educational Assistance - AEE, is important for the development of children with disabilities, this inclusion of deaf instructors, interpreters, students, and teachers in the school is a step forward for the learning and inclusion of students.pt_BR
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