Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/53
Título: Classificação ABC em estoue de material médico hospitalar: o caso do hospital regional de Cacoal
Autor(es): Raizer, Rodrigo Costa
Palavras-chave: Administração de materiais
Curva ABC
Farmacia hospitalar
Material médico hospitalar
Data do documento: 17-Fev-2014
Resumo: Considerando a quantidade de itens e a importância do controle de um estoque de Material Médico Hospitalar – MMH, o presente artigo tem por finalidade classificar o estoque de MMH do HRC conforme a Curva ABC de Estoques. Foi realizada pesquisa bibliográfica e em seguida uma pesquisa-ação assumindo também a forma de estudo de caso no estoque de materiais do HRC. Foram identificados todos os itens em estoque e após a realização de diversos seminários com a participação dos servidores do setor, o grupo definiu dois critérios considerados relevantes levando em consideração as especificidades do estoque em estudo: os materiais mais consumidos e dentre os mais consumidos - os materiais indispensáveis. O resultado da pesquisa apontou para a classificação baseada em 09 (nove) grupos, sendo eles: AA; AB; BB; BC; BD; BE; CC; CE; e CF. A primeira classificação, representada pela primeira letra, indica os itens de maior consumo e rotatividade e a segunda classificação, representada pela segunda letra, destaca os itens considerados indispensáveis por ordem decrescente. Dessa maneira, os materiais que compõem o grupo AA são considerados os mais importantes no que tange ao controle, pois além de serem os mais consumidos estão também classificados como indispensáveis. Baseada na teoria de Pareto, também conhecida como princípio 80-20, na qual 20% das causas explicam 80% dos fenômenos, nesta pesquisa foi obtida uma proporção de 9-90 onde 9% dos materiais representam 90% do consumo e em razão disso poucos materiais foram classificados como AA ou AB. Os resultados da pesquisa apresentam a classificação ABC dos itens do estoque de materiais medico hospitalares do HRC considerada ideal pelo grupo focal.
Descrição: Artigo apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação da Professora Ms. Liliane Maria Nery Andrade.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/53
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO COSTA RAIZER.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador