Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/530
Título: A educação no campo e a pedagogia da alternância como agente de transformação social para seus educandos: o caso EFA Itapirema de Ji-Paraná, Rondônia
Autor(es): Santos, Claudinéia Ferreira dos
Palavras-chave: Educação rural
Pedagogia
Formação técnica
Data do documento: 26-Jun-2015
Citação: SANTOS, Claudinéia Ferreira dos. A educação no campo e a pedagogia da alternância como agente de transformação social para seus educandos: o caso EFA Itapirema de Ji-Paraná, Rondônia. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como finalidade identificar o papel da Escola Família agrícola Itapirema com vistas ao enfrentamento nos desafios sociais. A EFA é um Centro de Educação Profissional de nível técnico que busca a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Em termos conceituais, o trabalho discute a temática da educação rural, a Pedagogia da Alternância, nas escolas famílias- agrícolas no Brasil. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Família Agrícola – EFA localizada no município de Ji-Paraná – Rondônia. Utilizou-se o método dedutivo, com abordagem qualitativa, por meio de análise do projeto curricular do curso técnico em agropecuária. Aplicou-se entrevista com os professores ministrantes do curso e os educandos concluintes de 2015. Como principais resultados, pode se observar a opção predominante dos estudantes pela EFA que se justifica pelo fato da escola oferecer um curso técnico de preparo profissional e de auxílio aos desafios sociais de produção rural. A pesquisa possibilitou uma visão da carência de investimentos em infra-estrutura e materiais pedagógicos, fatores estes que prejudicam a melhoria do ensino.Segundo os professores, a Pedagogia da Alternância carece de experimentações, práticas da vivência profissional. Constatou-se por fim que a relação do ensino da Escola família Agrícola com seus professores e educandos, são os 4 pilares básicos da escola: a formação integral, o desenvolvimento do meio, a alternância e associação local.
Descrição: Artigo Científico apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito para obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Me. Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/530
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC OK.pdf330,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador