Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5314
Title: Dessedentação do rebanho bovino na demanda hídrica: O caso da Bacia do Ribeirão Cacau
Authors: Oliveira, Márcia Gomes da Silva de
Keywords: Gado
Água
Dispensa de Outorga
Escassez Hídrica
Issue Date: 2024
Citation: OLIVEIRA, Márcia Gomes da Silva de. Dessedentação do rebanho bovino na demanda hídrica: O caso da Bacia do Ribeirão Cacau. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2024.
Abstract: A água é bem de domínio público, e fundamental para a sobrevivência humana. A presente pesquisa visa analisar a influência do uso da dessedentação animal na demanda hídrica da bacia hidrográfica do Ribeirão Cacau em Rondônia, visto que quanto menos tempo o gado bovino passa efetivamente dessedentando, mais vazão de água é necessária para dessedentar, pois enquanto os animais estão descansando, a água disponível num determinado curso hídrico está escoando. Este trabalho está alinhado com dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 6.4, 6.5 e 12.2 que, em síntese, buscam aumentar a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis, implementar a gestão integrada dos recursos hídricos alcançando a gestão sustentável e uso eficiente desse recurso natural. Em relação aos procedimentos metodológicos foram executados levantamentos que corresponderam a um diagnóstico composto por três etapas: levantamento do uso e ocupação do solo, identificação dos usos da água e censo dos usuários da bacia (a partir de entrevista a cada um dos moradores da Bacia do Ribeirão Cacau), totalizando 365 (trezentos e sessenta e cinco) entrevistados. Esse levantamento foi executado pelo órgão gestor de recursos hídricos no estado de Rondônia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM). A partir dos dados levantados, foi possível identificar a quantidade em volume diário necessária à dessedentação do gado bovino presente e prospectar cenários de demanda hídrica necessária para saciar a sede desses animais em metros cúbicos por segundo, sendo as seguintes vazões mínimas, médias e máximas: 1,5037 m3/s, 4,1395 m3/s e 7,3456 m3/s, respectivamente necessárias para dessedentar o rebanho existente na bacia de estudo.Com o trabalho em tela é possível auxiliar o controle institucional da SEDAM realizado pela outorga, minimizando possíveis conflitos pelos usuários, permitindo os usos múltiplos e o desenvolvimento sustentável, apresentando um Relatório Técnico ao órgão gestor com instruções para emissão de outorga na Bacia do Ribeirão Cacau.
Description: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos, sob a orientação do Prof. Dr. : João Gilberto de Souza Ribeiro
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5314
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Marcia_Gomes_da_Silva_de_Oliveira_2024.pdfDissertação10,93 MBAdobe PDFView/Open
Relatorio_Tecnico.pdfProduto19,37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.