Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/535
Título: Aliança estratégica entre frigoríficos de pequeno porte para exportação de miúdos bovinos: o caso de um frigorifico de Cacoal
Autor(es): Oliveira, Ana Caroline Silva de
Palavras-chave: Agronegócio
Exportação
Viabilidade econômica
Data do documento: 26-Jun-2015
Citação: OLIVEIRA, Ana Caroline Silva de. Aliança estratégica entre frigoríficos de pequeno porte para exportação de miúdos bovinos: o caso de um frigorifico de Cacoal. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: A exportação de miúdos bovinos é um ramo que representa de rendimento em torno de US$ 300 milhões ao ano, sendo que em 2014, o Estado de Rondônia (Brasil, Amazônia Legal), exportou um pouco mais de US$56,7 milhões de miúdos e despojos para China, ultrapassando a marca de outros produtos comumente exportados. Tal oportunidade de exportação representa um gargalo para frigoríficos de pequeno e médio porte em função do volume necessário para exportação. A Aliança estratégica entre frigoríficos caracteriza-se como uma alternativa para venda do produto, tendo como objetivo em comum, a junção dos miúdos para fechamento de carga necessária para se ter uma exportação constante. Este trabalho teve por objetivo analisar a viabilidade econômica de alianças estratégicas entre frigoríficos de pequeno porte com a finalidade de exportação de miúdos bovinos, e apresenta resultados de um estudo exploratório quantitativo realizado em Cacoal, Rondônia, sendo esses, obtidos através de dados de frigoríficos da região, onde os resultados indicam uma relevante viabilidade econômica esse tipo de estratégia comercial, demonstrando índices positivos para tal possibilidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. sob a orientação da Profa. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/535
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf719,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador