Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/536
Título: Contribuição do PRONAF para o desenvolvimento econômico e social dos produtores rurais de Pimenta Bueno e região no período de 2012 a 2013
Autor(es): Campos, Sadrac Ramos
Palavras-chave: Contabilidade
PRONAF
Agricultura familiar
Data do documento: 25-Jun-2015
Citação: CAMPOS, Sadrac Ramos. Contribuição do PRONAF para o desenvolvimento econômico e social dos produtores rurais de Pimenta Bueno e região no período de 2012 a 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: O presente artigo trata-se de uma pesquisa de campo que foi conduzida com o objetivo de realizar um diagnóstico dos benefícios gerados com os investimentos dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) no município de Pimenta Bueno-RO e região.O PRONAF é um programa do governo federal, destina-se a estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas. Foram analisados documentos, laudos, de acompanhamento e supervisão do crédito, de forma comparativa, para avaliar se houve melhora depois da obtenção do crédito. Foram analisados laudos de 49 operações e entrevistadas 41 famílias, com o intuito de comparar sua situação socioeconômica antes e depois do PRONAF. Por meio das entrevistas, semiestruturadas, buscou-se identificar se o programa contribuiu para aquisição dos bens que favorece ao acesso a informação e que promova da educação. Constatou-se que o programa contribui de forma positiva para melhora da infraestrutura das propriedades estudadas, verificou-se um aumento significativo no rebanho dos produtores objeto deste estudo e consequente aumento na produção e renda, notou-se também que houve contribuição para o desenvolvimento social, na percepção dos produtores, e esses estão satisfeito com o resultado que obtiveram com o crédito.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia Câmpus Prof. Francisco Gonçalves Quiles, Departamento de Ciências Contábeis, como parte das exigências para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador Prof. Me. Adriano Tumelero
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/536
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO.pdf320,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador