Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/546
Título: Sustentabilidade ambiental de um sistema de produção de peixes no município de Rolim de Moura - RO
Autor(es): Machado, Alexandre Tavares
Palavras-chave: Engenharia de produção
Impacto ambiental
Psicultura
Desenvolvimento sustentável
Data do documento: 2015
Citação: MACHADO, Alexandre Tavares. Sustentabilidade ambiental de um sistema de produção de peixes no município de Rolim de Moura - RO. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: As atividades dos sistemas de produção de peixes podem provocar impactos ambientais, principalmente pelo aporte de efluentes não tratados ao meio ambiente. Sendo assim, se torna necessária a caracterização da qualidade da água e dos efluentes que são destinados aos corpos d’água naturais, principalmente nos empreendimentos que não dispõe de tratamento dos seus efluentes. Por motivos como estes, o presente estudo buscou avaliar a sustentabilidade frente à qualidade da água de um sistema de produção de peixes no munícipio de Rolim de Moura – Rondônia. Foram realizadas coletas de amostras da água presente no abastecimento, sistema de produção e ponto de descarga dos efluentes, essas amostras foram obtidas nos meses de março de 2015 e abril de 2015, no início das atividades do empreendimento. Abrangendo 4 pontos amostrais, onde foram analisados parâmetros físico-químicos: temperatura, potencial hidrogeniônico (pH), oxigênio dissolvido (OD), condutividade, turbidez, nitrito, nitrato, dureza e transparência. Os parâmetros temperatura e OD foram obtidos in situ por meio de equipamento portátil. Na sequência, os resultados obtidos foram comparados com a legislação ambiental brasileira, a CONAMA 357/2005 que estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e também a CONAMA 430/2011, para os parâmetros que não estão presentes na legislação, a comparação foi feita pelo exposto por autores específicos da área. Com os resultados obtidos, foi possível observar que não ocorreram diferenças negativas significativas entre a água de abastecimento e os efluentes dos viveiros, deste modo os efluentes do sistema de produção de peixes são adequados à legislação para serem lançados ao corpo receptor. No entanto, observa-se a necessidade de incorporação de boas práticas de manejo, bem como implantação de tratamento de efluentes buscando minimizar possíveis impactos ambientais negativos em decorrência do avanço nas fases de criação do sistema que necessitam de maior aporte de insumos.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientador: Prof. Esp. Nícolas Alessandro de Souza Belete
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/546
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Alexandre Tavares Machado.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador