Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/548
Título: A postura organizacional estratégica de uma indústria de bebidas do Estado de Rondônia - um estudo de caso
Autor(es): Cardoso, Felipe Gilmar
Palavras-chave: Engenharia organizacional
Setor de bebidas
Formulação estratégica
Data do documento: 2015
Citação: CARDOSO, Felipe Gilmar. A postura organizacional estratégica de uma indústria de bebidas do Estado de Rondônia - um estudo de caso. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2015.
Resumo: A presente monografia realizou um estudo descritivo da postura organizacional estratégica de uma empresa produtora de bebidas localizada no estado de Rondônia. Seu objetivo foi analisar a postura organizacional estratégica da empresa estudada através das características de formulação das ações estratégicas executadas em seu mercado de atuação. Para tanto, aplicou-se a abordagem de estudo de caso, utilizando-se como ferramenta de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e questionários com perguntas fechadas. Em um primeiro momento foram levantadas as ações estratégias desenvolvidas pela empresa em seus últimos três quinquênios, em seguida, cada uma das ações foi classificada face à literatura especializada que trata da natureza de formulação de ações estratégicas em ambientes organizacionais. Ainda assim, definiu-se que tipo de postura a empresa demonstra possuir frente às variáveis observadas ao longo do período estudado. Os resultados demonstraram que a empresa possui uma postura essencialmente reativa às pressões que o mercado exerce. A natureza de formulação identificada restringiu-se ao comportamento natural de resposta ao ambiente, um aprendizado a partir de lições aprendidas e um empreendedorismo característico de organizações similares à utilizada como objeto de estudo da pesquisa. Foi identificado também como linha de decisão estratégica básica, exigências do mercado em que atua e adoção tendências apresentadas por concorrentes de grande porte. Por fim, foi possível concluir que a empresa estudada apresenta em sua estrutura de gestão e formação estratégica fortes influências advindas do seu processo de fundação e desenvolvimento, demonstrando potencial em se antecipar ao mercado para começar a ditar tendências ao invés de apenas segui-las.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial na obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Produção. Orientadora: Profa. Esp. Tatiane Aparecida de Lazari. Coorientadora: Profª. M.ª Graziela Luiz Franco
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/548
Aparece nas coleções:DEPRO/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Felipe Gilmar Cardoso.pdf653,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador