Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/681
Título: Sociedades cooperativas de crédito e a divulgação do balanço social e demonstração do valor adicionado no Estado de Rondônia
Autor(es): Lima, Fabiana Morais de Oliveira
Palavras-chave: Cooperativas de crédito
Balanço social
Valor adicionado
Data do documento: 2009
Citação: LIMA, Fabiana Morais de Oliveira. Sociedades cooperativas de crédito e a divulgação do balanço social e demonstração do valor adicionado no Estado de Rondônia. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O objetivo deste artigo é fazer um levantamento de cooperativas de crédito no estado de Rondônia, que utilizam como forma de divulgação das ações de responsabilidade sócioambientais o Balanço Social (BS) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Com base em uma pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas por meio de formulários semiestruturados, aplicados aos dois sistemas cooperativistas de crédito atuantes no estado de Rondônia, Sistema de Crédito Cooperativo do Noroeste Brasileiro (CREDISIS) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), por meio de suas respectivas centrais, Cooperativa Central de Crédito Noroeste Brasileiro Ltda (CENTRALCREDI – NOBR) e Cooperativa Central de Crédito do Norte do Brasil (CENTRAL NORTE). Os resultados mostraram que as cooperativas representadas pela central de um dos sistemas não divulga suas ações sociais, ao passo que as filiadas pertencentes ao outro sistema promovem a divulgação de forma consolidada com as demais centrais integrantes do sistema, encaminhando suas informações para a Confederação Nacional, a qual se encarrega de condensar os resultados obtidos em todo o Brasil pelo sistema por meio da elaboração do Balanço Social. Nota-se com a pesquisa que as cooperativas de crédito do estado de Rondônia têm apresentado razoável interesse em divulgar suas ações sociais. Entretanto, ainda existem alguns obstáculos de natureza humana, legal e tecnológica que entravam o avanço do uso do BS e DVA como ferramenta de divulgação da responsabilidade sócioambiental nesse ramo do cooperativismo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Wellington Silva Porto.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/681
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FABIANA.pdf286,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
APÊNDICE.pdf90,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador