Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/698
Title: Imigrantes espanhóis na Amazônia Paraense: em direção à construção de entendimentos a partir das passagens subvencionadas pelo Governo Paraense (1896-1899)
Authors: Ferreira, Rubens da Silva
Costa, Erica Elaine
Keywords: Imigração
Espanhois
Amazônia
Estado do Pará
Arquivo Público
Issue Date: Jul-2011
Publisher: 2011
Citation: FERREIRA, Rubens da Silva; COSTA, Érica Elaine.Imigrantes espanhóis na Amazônia Paraense: em direção à construção de entendimentos a partir das passagens subvencionadas pelo governo Paraense. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 2011, São Paulo. Anais… São Paulo: ANPUH, 2011.
Abstract: Este estudo tem como objeto de estudo a imigração espanhola no Pará, tomando como fio condutor as informações contidas nas passagens que foram subvencionadas pelo governo paraense na Primeira República. Tais documentos, também conhecidos como “passagens grátis” encontram-se custodiados no Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). Nessa perspectiva, eles são considerados neste trabalho como fontes capazes de fornecer informações sobre o fluxo migratório para o estado em questão, precisamente entre os anos de 1896 e 1899. Com efeito, entende-se que compreender quais fatores contribuíram para esse fluxo no cenário internacional, nacional e local, quem eram esses imigrantes, em que condições se deslocaram, bem como os destinos deles aos chegar a terras amazônicas são questões que podem ser respondidas com o auxílio dessa documentação.
Description: Artigo disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312429499_ARQUIVO_ANPUHI_Emigracoes.pdf
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/698
Appears in Collections:BIB/ARQ.Trabalhos Apresentados em Eventos.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Imigrantes espanhóis na Amazônia Paraense.pdfArtigo principal221,38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.