Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/71
Title: Conhecimento e aplicação do princípio da entidade pelos microempresários do setor do comércio no município de Pimenta Bueno - RO
Authors: Souza, Diones Soares de
Keywords: Princípio da entidade
Postulados contábeis
Estrutura conceitual
Microempresas
Issue Date: 17-Feb-2014
Abstract: As microempresas representam uma parte importante e crescente do cenário econômico brasileiro, segundo as estatísticas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA 93,5% do número de estabelecimentos formais em funcionamento no Brasil no ano de 2011 se enquadram como microempresas, onde podem ser encontradas 23,9% da mão de obra empregada no Brasil. Mas, é também nesse grupo que ocorre a menor longevidade empresarial constatada, pois 26,9 % delas encerram suas atividades antes dos dois anos de fundação. As principais causas de encerramento das atividades tem que ver com a má administração dessas empresas, que muitas vezes é feita por pessoas sem qualificação acadêmica. Um dos erros que resulta no encerramento das empresas é misturar as finanças da empresa com as particulares. Esse erro pode ser evitado se os microempresários forem conscientizados quanto à um conceito básico da Contabilidade que é abordado por diversos órgãos reguladores como "Princípio da Entidade". Esse princípio, prega que o patrimônio da empresa não deve ser confundido com o de seus sócios ou acionistas, e que cada entidade deve ter autonomia patrimonial. O objetivo desse trabalho é verificar qual é a parcela de microempresários do setor do comércio que está corretamente informado acerca do Princípio da Entidade e qual é a porcentagem dos que observam esse princípio na gestão de suas empresas. A pesquisa foi aplicada no Município de Pimenta Bueno (RO) onde existem 944 microempresas, dessas, foram selecionadas como amostra, 50 microempresas que atuam no setor do comércio. A pesquisa constatou que 60% dos microempresários consultados já conheciam de alguma forma o princípio da entidade ou a sua teoria, mas foi observado que, durante as práticas corriqueiras, uma grande parcela desse mesmo grupo age de maneira contrária ao que é ensinado pelo Princípio.
Description: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Me. Adriano Tumelero.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/72
Appears in Collections:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Diones (Finalizado).pdf384,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.