Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/717
Título: Análise das estratégias de sobrevivência e a interferência nos custos da precificação dos serviços odontológicos na cidade de Cacoal/RO
Autor(es): Lima, Juscilene Ribeiro de
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Serviços odontológicos
Estratégia empresarial
Data do documento: 2016
Citação: LIMA, Juscilene Ribeiro de. Análise das estratégias de sobrevivência e a interferência nos custos da precificação dos serviços odontológicos na cidade de Cacoal/RO. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Normalmente os profissionais da odontologia se importam com o enfoque operacional deixando a parte administrativa e gerencial em segundo plano, no entanto, com vistas à permanência no mercado de trabalho, estes devem encarar suas atividades de forma mais ampla aplicando conceitos básicos de gestão de custos e gerenciamento, buscando ter diferencial nos serviços oferecidos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as estratégias de sobrevivência e a interferência dos custos na precificação dos serviços de um consultório odontológico na cidade de Cacoal/RO. Para a metodologia de pesquisa utilizou-se, método dedutivo, com abordagem qualitativa, descritivo e de natureza aplicada, com procedimentos técnicos bibliográficos, documental com estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de observação in loco, documentos cedidos e para levantamento das estratégias de sobrevivência foi realizado entrevista dirigida por questionário direcionado pela ação conversacional junto a profissional. O resultado indica que a maior parte dos custos é com material direto, dos 6 (seis) serviços analisados por convênios (consulta, radiografia, restauração em resina, tratamento endodôntico, raspagem e bloco em solidex) somente 1 (um) apresenta prejuízo, (as radiografias) e 6 (seis) dos 6 (seis) serviços analisados particulares (restauração em resina, tratamento endodôntico, coroa em solidex, prótese total, prótese removível e prótese fixa) apresentam margem de contribuição positivas, em ambos os casos os tratamentos endodônticos mostrou-se mais rentável para sobrevivência financeira do consultório, contribuindo com aproximadamente 27% da receita, seguido das restaurações em resina, com 26% da receita. Para sobrevivência são adotadas estratégias que convergem com as três estratégias genéricas de Porter (1998), como forma de vantagem competitiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof. Dra. Suzenir Aguiar da Silva Sato
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/717
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC IMPRIMIR FINAL.pdf436,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador