Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/722
Título: Método de ensino nas turmas de 1º ano do ensino fundamental numa escola pública em Jarú
Autor(es): 
Soares, Roseni de Souza
Palavras-chave: Método de ensino
Alfabetização – ensino fundamental
Dificuldades na alfabetização
Data do documento: 2015
Citação: SOARES, R. S. Método de ensino nas turmas de 1º ano do ensino fundamental numa escola pública em Jarú. 2015, 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.
Resumo: O presente trabalho objetiva identificar o contexto do ensino nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Jarú/RO. Como objetivos específicos são traçados, verificar: as dificuldades encontradas no processo de alfabetização; o método pretendido e utilizado pelos professores do 1º ano; as condições de ensino na escola pesquisada. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa empírica. Na bibliográfica optou-se pelo estudo de teóricos como Saviani (2007), Gasparin (2002) e Ferreiro (2003). Para a pesquisa empírica realizou-se uma entrevista semiestruturada com cada professor que ministra aula nas turmas de 1º ano da escola e observaram-se as aulas no decorrer de uma semana em cada turma. O que pode-se perceber é que as professoras não defendem um método e confundem método com metodologia e técnicas de ensino. A escola disponibiliza de materiais considerados bons, como livros didáticos e infantis, recursos como a internet, sala de vídeo e de leitura, sala de informática, entre outros recursos pedagógicos, entretanto são em pouca quantidade. As dificuldades anunciadas pelas professoras se pautaram na idade das crianças que frequentam a classe de alfabetização, na falta da participação da família na escola e nas interferências sociais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) M.e Eliete Zanelato.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/722
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Roseni 10 12 15.pdfArtigo principal535,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.