Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSouza, Rosângela Bobika de-
dc.date.accessioned2016-05-09T14:51:27Z-
dc.date.available2016-05-09T14:51:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Rosângela Bobika de Impactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO. 2015, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/725-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Prof.(a) Dr.a Ilka de Oliveira Mota.pt_BR
dc.description.abstractO referido trabalho monográfico foi desenvolvido com o objetivo de compreender e descrever o(s) impacto(s) que a formação oferecida pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), tem proporcionado ao primeiro Ciclo de alfabetização. Foram entrevistadas professoras do ensino fundamental I, de uma Instituição Pública Estadual, localizada na cidade de Monte Negro, Estado de Rondônia, a fim de averiguar quais os possíveis impactos que a formação oferecida pelo Programa PNAIC tem proporcionado ao Primeiro Ciclo de Alfabetização e que estão presentes na fala bem como na prática pedagógica das professoras envolvidas na análise. Com base nas respostas das docentes, observou-se que as opiniões são unânimes no que se referem aos novos e positivos resultados proporcionados pelo PNAIC durante o processo de alfabetização nas turmas de 2° e 3° ano do ensino fundamental I. A pesquisa averiguou que a formação continuada abriu novos horizontes quanto aos métodos de alfabetização e letramento no decorrer do Ciclo Básico de Aprendizagem. A análise em questão foi concretizada por meio de pesquisas bibliográficas em livros impressos e sites de busca, em acervos de institutos acreditáveis de autores renomados sobre o argumentado. Realizou-se pesquisa de campo na instituição escolhida a fim de abarcar as demandas entorno do impacto que a formação oferecida pelo PNAIC, proporciona ao Ciclo de Alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Costa (erica.costa@unir.br) on 2016-05-05T20:26:16Z No. of bitstreams: 1 IMPACTOS PRODUZIDOS PELO PNAIC NA FORMAÇÃODE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTE -AMXSV0KM.pdf: 1060044 bytes, checksum: f7ed91a884f9252e1bc77667d3cd3d13 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-05-09T14:50:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IMPACTOS PRODUZIDOS PELO PNAIC NA FORMAÇÃODE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTE -AMXSV0KM.pdf: 1060044 bytes, checksum: f7ed91a884f9252e1bc77667d3cd3d13 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-09T14:51:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IMPACTOS PRODUZIDOS PELO PNAIC NA FORMAÇÃODE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTE -AMXSV0KM.pdf: 1060044 bytes, checksum: f7ed91a884f9252e1bc77667d3cd3d13 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuada - professores.pt_BR
dc.titleImpactos produzidos pelo PNAIC na formação de professores alfabetizadores de uma escola pública da cidade de Monte Negro – RO.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMPACTOS PRODUZIDOS PELO PNAIC NA FORMAÇÃODE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTE -AMXSV0KM.pdfArtigo principal1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.