Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/728
Título: Festejos e religiosidade popular: O festejar em comunidades ribeirinhas de Porto Velho/RO.
Autores: Saraiva, Adriano Lopes
Silva, Josué da Costa
Palavras-chave: Festejos religiosos
Religiosidade popular
Comunidades ribeirinhas
Efervescência coletiva
Desenvolvimento regional
Data de publicação: 2007
Citação: SARAIVA,Adriano Lopes.Festejos e religiosidade popular: O festejar em comunidades ribeirinhas de Porto Velho/RO. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 132p. Porto Velho, 2007.
Resumo: Essa pesquisa analisou a religiosidade popular contida nos momentos do festejar dos Festejos Religiosos das comunidades ribeirinhas de São Carlos e Nazaré, município de Porto Velho, Estado de Rondônia. Os Festejos de Nossa Senhora Aparecida, de São Sebastião e de Nossa Senhora de Nazaré; foram os objetos da análise aqui apresentada. O objetivo do estudo foi analisar os festejos religiosos e a relação que estes possuem na formação da religiosidade popular das comunidades onde o estudo foi realizado; tento como referências elementos como a devoção, a fé e os momentos do festejar que são inerentes a cada uma das festas. A questão que norteia a investigação se fundamenta na relação entre a religiosidade popular existente no grupo e os momentos do festejar que fazem parte dos festejos, buscando compreender se o festejar e a religiosidade popular do ribeirinho se constituem em respostas simbólicas e religiosas às mudanças produzidas pelos novos valores sociais, frutos do crescimento econômico, de novas práticas, valores sociais e a inserção do grupo nos grandes projetos de desenvolvimento planejados para a região ribeirinha de Porto Velho. A metodologia da pesquisa se deteve nos seguintes aspectos: participação nos festejos religiosos das comunidades; realização de levantamentos documentais e bibliográficos; definição dos instrumentos de coleta de dados; classificação e ordenamento dos dados. Dessa forma as festas religiosas realizadas nestas comunidades são exemplificações da história cultural na qual a impregnação do universo cultural do grupo está presente; o que nos mostra que os festejos são manifestações marcadas por atividades coletivas, pela qualidade e quantidade de danças, pela efervescência coletiva, pelas inúmeras representações de crenças e pela celebração em torno da imagem do santo protetor.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento regional e meio ambiente. Orientador: Prof. Dr. Josué da Costa Silva.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/728
Aparece nas coleções:PGDRA/PVH - Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriano L. Saraiva_Festejos e religiosidade popular.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.