Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/740
Título: Andragogia e ensino da Matemática: um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal/
Autor(es): Sá, Gleice Assis
Palavras-chave: Ciências contábeis
Andragogia
Matemática
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: SÁ, Gleice Assis. Andragogia e ensino da Matemática: um estudo no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal/. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como finalidade verificar os fatores que influenciam o ensino da Matemática no curso de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Cacoal e a contribuição da andragogia neste processo. A pesquisa abordou as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo ensino aprendizagem, a percepção acerca da contribuição das disciplinas de Matemática prevista no Projeto Político Pedagógico Curricular de 2013 do curso, além de evidenciar as principais técnicas de ensino utilizadas pelos docentes em sala de aula. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando de pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza mista (quanti-qualitativa). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários semiestruturados, que foram aplicados para 09 docentes que ministram aulas no curso de Ciências Contábeis e para 90 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis. Os resultados do estudo permitiram identificar que as dificuldades dos alunos quanto à aprendizagem da Matemática está relacionada às deficiências de conteúdos fundamentais para desenvolvimento do raciocínio lógico: 25% têm dificuldade de concentração e 24% com cálculo e raciocínio lógico. Segundo os professores, tais dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a alunos sem base matemática para acompanhar o curso (100%), o desinteresse e falta de esforço dos acadêmicos (67%). Falta de investimento do setor público em recursos tecnológicos e acervo bibliográfico, retardam o desenvolvimento das disciplinas que envolvem cálculos e a crescente necessidade do oferecimento de cursos de nivelamento e a ampliação das políticas de monitoria acadêmica para as disciplinas de Matemática.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. M.e Charles Carminati de Lima
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/740
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000000000.pdf604,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador