Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/747
Título: A participação do magistério na política de valorização docente no município de Ariquemes
Autor(es): 
SANTANA, Cleiton William
Palavras-chave: Magistério - Políticas
Participação social - influências
Sindicato - Ariquemes
Data do documento: 2015
Citação: SANTANA, Cleiton W. A participação do magistério na política de valorização docente no município de Ariquemes. 2015, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.
Resumo: valorização do magistério é um tema de grande importância no contexto educacional brasileiro. A atuação dos docentes no sindicato da categoria e a influência destes na participação de melhorias em questões de valorização profissional foi o foco deste trabalho. Diante do atual descontentamento da categoria docente com as condições de trabalho e valorização do magistério, buscou-se encontrar respostas sobre a influência da categoria nas políticas de valorização dcente através de estudos bibliográficos e também de pesquisa empírica. Primeiramente foi feito um estudo para entender o processo histórico da organização política da categoria docente por meio do movimento dos educadores no Brasil, a partir da década de 1980; após, fez-se um estudo sobre a condição do trabalho docente, onde a legislação foi abordada para conhecimento das orientações oficiais para esta política. A pesquisa de campo ocorreu nos meses de abril e maio de 2015, sendo esta feita junto a um Sindicato de trabalhadores da educação com ampla abrangência na região do Vale do Jamari, onde está, entre outros, oito municípios, a cidade de Ariquemes (RO), local escolhido para a fase empírica da pesquisa. Foi possível perceber que, apesar da influência da categoria em questões da política municipal de valorização do magistério, a categoria não compreende que obteve o êxito esperado, pois não está entre as prioridades do sistema político do país a efetivação dos direitos conquistados na legislação, uma vez que nem todas as garantias alcançadas foram de fato efetivadas no cotidiano profissional da categoria, apesar das grandes mobilizações políticas que impulsionaram de forma organizada (como exemplo, destacam-se a Anped, Anfope, Anpae) as reinvindicações necessárias para que os direitos fossem conquistados. Conclui-se que o magistério de Ariquemes (RO) influenciou nos documentos elaborados sobre as políticas de valorização da categoria, porém o que falta é a concretização do que se garantiu em Lei.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento De Ciência da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: M. ª Lara Cristina Cioffi.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/747
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTANA, C.W..pdfArtigo principal932,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.