Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/772
Título: Perspectivas do impacto da penetração do gás natural no estado de Rondônia
Autor(es): Marrocos Neto, Antonio Alves da Silva
Palavras-chave: Gás natural
Energia
Rondônia
Desenvolvimento regional
Gasoduto virtual
Data do documento: 2006
Citação: MARROCOS NETO, Antonio Alves da Silva. Perspectivas do impacto da penetração do gás natural no estado de Rondônia. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente). Programa de Pós- Graduação- Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) 132p. Porto Velho, 2006.
Resumo: Esta dissertação investiga as possibilidades de utilização do gás natural pelos setores produtivos do Estado de Rondônia, além do uso como fonte de geração termelétrica, estima demandas e avalia as condições de acesso ao gás. A literatura de referência forneceu os dados sobre o estado da arte do transporte e da utilização do gás na economia mundial. Para a elaboração do estudo consideraram-se dados sócio-econômicos oficiais, processados para conhecer o contexto e a evolução do setor elétrico, cuja demanda foi motivação para o projeto do gasoduto Urucu-Porto Velho. O consumo de gás pelo parque termelétrico foi estimado com base no mercado de energia elétrica, tal como projetado pelas concessionárias de serviços elétricos locais. Para os demais setores produtivos, a estimativa foi realizada com base em informações de consumo dos energéticos em uso, obtidos junto aos usuários ou entidades representativas, combinados com dados da literatura. Os planos de ações das concessionárias e entidades reguladoras do setor elétrico, orientaram as projeções e avaliações das tendências com influência sobre o consumo de gás natural. A dispersão espacial, a pequena escala de produção e o baixo conteúdo tecnológico são características do segmento industrial local. Gasodutos virtuais poderão ampliar a região onde o gás natural será ofertado no estado. Não há perspectiva de expansão do gasoduto para o interior do estado e além fronteira. Ações planejadas são imprescindíveis para ampliar o acesso ao gás e que outros setores, além do termelétrico, possam utilizar-se do produto.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento regional e meio ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento regional e meio ambiente. Orientador: Prof. Dr. Artur de Souza Moret.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/772
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio A. S. M. Neto_Perspectivas do impacto.pdf7,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.